dc.creator | Vianna, Paulo Henrique | |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T19:48:50Z | |
dc.date.available | 2023-12-14T19:48:50Z | |
dc.date.issued | 2023-11-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30866 | |
dc.description.abstract | The present work proposes the implementation of an IT service management process in a
federal educational institution. Initially, a survey was carried out on the degree of use of tools
from IT Governance in the Data Processing Center (CPD) of the University Federal of Santa
Maria (UFSM) with an emphasis on IT service management tools, after this verification,
possible processes offered by the ITIL IT Governance framework that could collaborate with
the management of these types of services were listed, finally the process was selected service
level management and with this the process was implemented in the OTRS system in a test
environment. The research was based on a goal presented in the UFSM PDTI for the years
2021-2024, this goal foresees the implementation of processes originating from ITIL for IT
service management. To this end, this work is characterized as research with a qualitative and
descriptive approach, which, after analyzing the data collected through direct observation,
interviews and documentary analysis, made it possible to develop a guide that describes the
steps for implementing the process. service level management in an environment that
simulates the resources currently used by the CPD. The guide can be used by the CPD to
guide the possible inclusion of the process in its environment and also serve as an information
base for similar institutions that wish to apply validated methodologies for Information
Technology Management in their IT service management processes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Governança corporativa | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Serviços | por |
dc.subject | ITIL | por |
dc.subject | Corporate governance | eng |
dc.subject | Information technology | eng |
dc.subject | Services | eng |
dc.title | Governança de TI na UFSM: guia de apoio à implementação de processos ITIL na gestão de serviços de TI | por |
dc.title.alternative | IT governance at UFSM: guide to support the implementation of ITIL processes in it service management | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe a implementação de um processo de gerenciamento de serviços de
TI em uma instituição de ensino federal, inicialmente realizou-se um levantamento do grau de
utilização de ferramentas provenientes da Governança de TI no Centro de Processamento de
Dados (CPD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com ênfase em ferramentas
de gestão de serviços de TI, após esta verificação foram relacionados possíveis processos
oferecidos pelo framework de Governança de TI ITIL que pudessem colaborar com a gestão
destes tipos de serviço, por fim foi selecionado o processo de gerenciamento do nível de
serviço e com isso foi realizada a implementação do processo no sistema OTRS em um
ambiente de testes. A pesquisa se baseou em uma meta apresentada no PDTI da UFSM para
os anos de 2021-2024, tal meta prevê a implantação de processos oriundos do ITIL para
gerenciamento de serviços de TI. Para tanto, o presente trabalho se caracteriza como uma
pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho descritivo, que após a análise dos dados
coletados por meio de observação direta, entrevista e análise documental, foi possível
desenvolver um guia que descreve os passos para implementação do processo de
gerenciamento do nível de serviço em um ambiente que simula os recursos utilizados
atualmente pelo CPD. O guia pode ser utilizado pelo CPD para orientar uma possível inclusão
do processo em seu ambiente e também servir como base de informações para instituições
semelhantes que desejem aplicar metodologias validadas para Gestão de Tecnologia da
Informação em seus processos de gerenciamento de serviços de TI. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lehnhart, Eliete dos Reis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4996862852253906 | por |
dc.contributor.referee1 | Bobsin, Debora | |
dc.contributor.referee2 | Cristo, Fernando de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1647735520908049 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |