O cotidiano escolar na visão do diretor: reprodução ou construção da gestão
Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-29Autor
Lücke, Neiva Cristiane Flores Sott
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa busca realizar uma análise sobre a gestão, tomando como ponto de
âncora a visão do diretor de uma escola. O eixo articulador da problemática
concentra-se no conceito de cotidiano. Sob o entendimento de que as
representações das práticas escolares constituem-se fruto de construções históricas,
busca-se investigar o papel do diretor no enfrentamento dos desafios cotidianos,
analisando em sua figura, as construções históricas desenvolvidas e reproduzidas
nesse espaço onde dimensões teóricas ganham materialidade impondo seus
contornos. Assim, a pesquisa segue a perspectiva metodológica da abordagem
qualitativa e deriva de em um estudo de caso, tendo como sujeito o diretor de uma
escola estadual do município de Crissiumal - RS. Como instrumento de coleta de
dados realizou-se um questionário semi estruturado e posteriormente a análise dos
dados com base na revisão de literaturas. Nas respostas obtidas no questionário e
constatações feitas durante minha permanência no espaço investigado, foi possível
perceber que a dimensão formativa de educação que incide nessa escola é
alcançada por meio de uma gestão democrática. No entanto, por questões
burocráticas ainda é possível notar a presença do modelo hierárquico e centralizador
da administração. Dessa forma, conclui-se que a busca por melhores índices exige
esforço, dedicação e enfrentamento de obstáculos, pois o novo modelo educacional
que estabelece autonomia das escolas, participação, descentralização de poder,
apesar de ser favorável à uma educação abrangente, por vezes constitui-se em
desafios para o diretor, que tem que se desdobrar para conseguir abarcar os perfis
técnico, político e pedagógico exigidos em sua atuação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: