Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorLücke, Neiva Cristiane Flores Sott
dc.date.accessioned2017-07-12T12:16:52Z
dc.date.available2017-07-12T12:16:52Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3087
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014por
dc.description.abstractThis research seeks to perform an analysis on management, taking as anchor point the director's vision of a school. The central theme of the issue focuses on the concept of daily life. Under the understanding that the representations of school practices constitute fruit of historical buildings, we seek to investigate the role of director in facing their daily challenges in analyzing your figure, developed and reproduced in historical buildings where space dimensions theoretical gain materiality imposing its contours. Thus, the research follows the methodological approach of qualitative approach and drift in a case study, having as subject the director of a state school in the municipality of Crissiumal - RS. As an instrument for data collection performed a semi-structured questionnaire and later data analysis based on a review of literature. Answers given in the questionnaire and observations made during my stay in space investigated, it was revealed that the formative dimension of education that focuses this school is achieved through a democratic administration. However, for bureaucratic reasons it is still possible to note the presence of the hierarchical model and centralized administration. Thus, we conclude that the search for better rates requires effort, dedication and facing obstacles since the new educational model that establishes school autonomy, participation, decentralization of power, despite being in favor of a comprehensive education sometimes is themselves in challenges for the director, who has to unfold to achieve encompass the technical, political and educational profiles required for its operation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectBurocraciapor
dc.titleO cotidiano escolar na visão do diretor: reprodução ou construção da gestãopor
dc.title.alternativeThe everyday in school vision of director: reproduction or construction management?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca realizar uma análise sobre a gestão, tomando como ponto de âncora a visão do diretor de uma escola. O eixo articulador da problemática concentra-se no conceito de cotidiano. Sob o entendimento de que as representações das práticas escolares constituem-se fruto de construções históricas, busca-se investigar o papel do diretor no enfrentamento dos desafios cotidianos, analisando em sua figura, as construções históricas desenvolvidas e reproduzidas nesse espaço onde dimensões teóricas ganham materialidade impondo seus contornos. Assim, a pesquisa segue a perspectiva metodológica da abordagem qualitativa e deriva de em um estudo de caso, tendo como sujeito o diretor de uma escola estadual do município de Crissiumal - RS. Como instrumento de coleta de dados realizou-se um questionário semi estruturado e posteriormente a análise dos dados com base na revisão de literaturas. Nas respostas obtidas no questionário e constatações feitas durante minha permanência no espaço investigado, foi possível perceber que a dimensão formativa de educação que incide nessa escola é alcançada por meio de uma gestão democrática. No entanto, por questões burocráticas ainda é possível notar a presença do modelo hierárquico e centralizador da administração. Dessa forma, conclui-se que a busca por melhores índices exige esforço, dedicação e enfrentamento de obstáculos, pois o novo modelo educacional que estabelece autonomia das escolas, participação, descentralização de poder, apesar de ser favorável à uma educação abrangente, por vezes constitui-se em desafios para o diretor, que tem que se desdobrar para conseguir abarcar os perfis técnico, político e pedagógico exigidos em sua atuação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto