dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Lücke, Neiva Cristiane Flores Sott | |
dc.date.accessioned | 2017-07-12T12:16:52Z | |
dc.date.available | 2017-07-12T12:16:52Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3087 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014 | por |
dc.description.abstract | This research seeks to perform an analysis on management, taking as anchor point
the director's vision of a school. The central theme of the issue focuses on the
concept of daily life. Under the understanding that the representations of school
practices constitute fruit of historical buildings, we seek to investigate the role of
director in facing their daily challenges in analyzing your figure, developed and
reproduced in historical buildings where space dimensions theoretical gain materiality
imposing its contours. Thus, the research follows the methodological approach of
qualitative approach and drift in a case study, having as subject the director of a state
school in the municipality of Crissiumal - RS. As an instrument for data collection
performed a semi-structured questionnaire and later data analysis based on a review
of literature. Answers given in the questionnaire and observations made during my
stay in space investigated, it was revealed that the formative dimension of education
that focuses this school is achieved through a democratic administration. However,
for bureaucratic reasons it is still possible to note the presence of the hierarchical
model and centralized administration. Thus, we conclude that the search for better
rates requires effort, dedication and facing obstacles since the new educational
model that establishes school autonomy, participation, decentralization of power,
despite being in favor of a comprehensive education sometimes is themselves in
challenges for the director, who has to unfold to achieve encompass the technical,
political and educational profiles required for its operation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diretor | por |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Burocracia | por |
dc.title | O cotidiano escolar na visão do diretor: reprodução ou construção da gestão | por |
dc.title.alternative | The everyday in school vision of director: reproduction or construction management? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca realizar uma análise sobre a gestão, tomando como ponto de
âncora a visão do diretor de uma escola. O eixo articulador da problemática
concentra-se no conceito de cotidiano. Sob o entendimento de que as
representações das práticas escolares constituem-se fruto de construções históricas,
busca-se investigar o papel do diretor no enfrentamento dos desafios cotidianos,
analisando em sua figura, as construções históricas desenvolvidas e reproduzidas
nesse espaço onde dimensões teóricas ganham materialidade impondo seus
contornos. Assim, a pesquisa segue a perspectiva metodológica da abordagem
qualitativa e deriva de em um estudo de caso, tendo como sujeito o diretor de uma
escola estadual do município de Crissiumal - RS. Como instrumento de coleta de
dados realizou-se um questionário semi estruturado e posteriormente a análise dos
dados com base na revisão de literaturas. Nas respostas obtidas no questionário e
constatações feitas durante minha permanência no espaço investigado, foi possível
perceber que a dimensão formativa de educação que incide nessa escola é
alcançada por meio de uma gestão democrática. No entanto, por questões
burocráticas ainda é possível notar a presença do modelo hierárquico e centralizador
da administração. Dessa forma, conclui-se que a busca por melhores índices exige
esforço, dedicação e enfrentamento de obstáculos, pois o novo modelo educacional
que estabelece autonomia das escolas, participação, descentralização de poder,
apesar de ser favorável à uma educação abrangente, por vezes constitui-se em
desafios para o diretor, que tem que se desdobrar para conseguir abarcar os perfis
técnico, político e pedagógico exigidos em sua atuação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |