Do legal ao real – percepções de gestores de Crissiumal – RS acerca das políticas de inclusão nas escolas públicas
Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-28Autor
Wergutz, Franciele Aline Quanz
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente investigação foi realizada com o objetivo de investigar e analisar quais as concepções e práticas de gestores educacionais de escolas públicas de Crissiumal – RS acerca dos processos de inclusão no âmbito da Educação Básica. Para tanto, foi realizada a revisão de literatura sobre tal temática articulando com os estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria – pólo de Três Passos. Visando aprofundar os estudos acerca dos processos de inclusão no contexto pesquisado, durante o segundo semestre de 2014 foi realizada uma pesquisa de campo, a qual constou de entrevistas semiestruturadas com gestores de duas escolas públicas da rede urbana do município de Crissiumal – RS, no qual a pesquisadora atua como docente. Os dados coletados foram analisados articulando-os com as atuais políticas públicas que regem os processos de inclusão na Educação Básica, em particular, enfocando a função da gestão escolar como promotora de tais processos, ao articular os diversos segmentos da escola na busca de estratégias individuais e coletivas que promovam a valorização e respeito das diferenças, potencializando as interações e promovendo o compartilhamento das aprendizagens pelos diferentes atores que compõe a comunidade escolar. As reflexões realizadas com base em tal escuta buscam suscitar o debate nas escolas públicas e na formação docente, em particular, no que tange aos espaços de formação inicial e continuada dos gestores e demais membros da comunidade escolar no que tange aos processos de inclusão e desafios postos na atualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: