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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorWergutz, Franciele Aline Quanz
dc.date.accessioned2017-07-12T12:32:54Z
dc.date.available2017-07-12T12:32:54Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3088
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research was conducted in order to investigate and analyze which one to design and practices of educational administrators in public schools in Crissiumal - RS on the processes of inclusion within Primary Education. Three Steps pole - for both the literature review on this topic linking to studies during the Course of Specialization in Educational Management offered by the Federal University of Santa Maria was performed. To deepen the studies on the processes of inclusion in the research context, during the second half of 2014 a field study, which consisted of semi-structured interviews with managers of two public schools in the urban network of the city of Crissiumal was held - RS, in which the researcher acts as a teacher. The data collected were analyzed coordinating with current public policies governing the processes of inclusion in Basic Education, in particular, focusing on the role of school management processes such as promoter, to articulate the various segments of the school in the pursuit of individual strategies and collective that promotes the appreciation and respect of differences, leveraging the interactions and promoting the sharing of lessons learned by different actors that make up the school community. The reflections made on the basis of such listening seek fuel debate in public schools and in teacher education, in particular with respect to the spaces of initial and ongoing training of managers and other members of the school community with respect to the processes of inclusion and challenges posts today.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.titleDo legal ao real – percepções de gestores de Crissiumal – RS acerca das políticas de inclusão nas escolas públicaspor
dc.title.alternativePerceptions of managers Crissiumal - RS about the politics of inclusion in public schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente investigação foi realizada com o objetivo de investigar e analisar quais as concepções e práticas de gestores educacionais de escolas públicas de Crissiumal – RS acerca dos processos de inclusão no âmbito da Educação Básica. Para tanto, foi realizada a revisão de literatura sobre tal temática articulando com os estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria – pólo de Três Passos. Visando aprofundar os estudos acerca dos processos de inclusão no contexto pesquisado, durante o segundo semestre de 2014 foi realizada uma pesquisa de campo, a qual constou de entrevistas semiestruturadas com gestores de duas escolas públicas da rede urbana do município de Crissiumal – RS, no qual a pesquisadora atua como docente. Os dados coletados foram analisados articulando-os com as atuais políticas públicas que regem os processos de inclusão na Educação Básica, em particular, enfocando a função da gestão escolar como promotora de tais processos, ao articular os diversos segmentos da escola na busca de estratégias individuais e coletivas que promovam a valorização e respeito das diferenças, potencializando as interações e promovendo o compartilhamento das aprendizagens pelos diferentes atores que compõe a comunidade escolar. As reflexões realizadas com base em tal escuta buscam suscitar o debate nas escolas públicas e na formação docente, em particular, no que tange aos espaços de formação inicial e continuada dos gestores e demais membros da comunidade escolar no que tange aos processos de inclusão e desafios postos na atualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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