O papel do diretor na escola com vistas à gestão democrática: desafios, limites, possibilidades e avanços
Resumo
Abordar o processo de construção coletiva em termos de gestão é falar de um processo de aprendizagem e avanços educacionais, a viabilização de canais que proporcionem a efetiva participação é consequentemente a maneira de repensar o papel fundamental do diretor na escola, tendo em vista a prática social e sua autonomia. Buscou-se entender a prática do diretor no sistema educacional, com vistas à gestão democrática. Pensando nessa realidade atual é que se pergunta qual o papel do diretor na escola com vistas à gestão democrática? Ao adotar essa prática cotidiana no âmbito escolar, quais serão os desafios a enfrentar? Sabe-se que toda prática tem seu resultado, então quais são os avanços educacionais em um ambiente e aprendizagem coletiva que a escola terá em adotar uma gestão democrática? Este estudo apresenta-se para contribuir com as necessidades de transformação em que tange o processo educacional nas reais expectativas atuais da sociedade. O trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e utilizando-se do estudo de caso com o emprego de entrevistas aplicadas a três diretores atuantes em três escolas estaduais do município de Sarandi-RS. Sendo os resultados apresentados e analisados na presente monografia de especialização.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [952]
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