Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorNovello, Cleusa Adriana
dc.date.accessioned2017-07-12T12:43:21Z
dc.date.available2017-07-12T12:43:21Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3089
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014por
dc.description.abstractApproach the process of collective construction in terms of management is talking about a process of learning and educational progress, the feasibility of channels that provide effective participation is consequently a way to rethink the fundamental role of the director in the school in order to practice social and autonomy. Thus, we sought to understand the practice director in the educational system, aiming at democratic management. Considering this current reality is that you ask what the role of director at the school with a view to democratic governance? By taking this practice in schools, what are the challenges? But we know that every practice has its result, then what is the educational progress in a collective learning environment and the school will have to adopt a democratic management? Thus, the study shows is to contribute to the transformation needs in relation to the educational process in the actual current expectations of society. This work was conducted based on literature searches and using the case study of the use of interviews applied to three acting directors in three state schools from Sarandi-RS. And the results are presented and analyzed in this monograph of expertise.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleO papel do diretor na escola com vistas à gestão democrática: desafios, limites, possibilidades e avançospor
dc.title.alternativeThe role of the director at school towards democratic management: challenges, limits, possibilities and advanceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAbordar o processo de construção coletiva em termos de gestão é falar de um processo de aprendizagem e avanços educacionais, a viabilização de canais que proporcionem a efetiva participação é consequentemente a maneira de repensar o papel fundamental do diretor na escola, tendo em vista a prática social e sua autonomia. Buscou-se entender a prática do diretor no sistema educacional, com vistas à gestão democrática. Pensando nessa realidade atual é que se pergunta qual o papel do diretor na escola com vistas à gestão democrática? Ao adotar essa prática cotidiana no âmbito escolar, quais serão os desafios a enfrentar? Sabe-se que toda prática tem seu resultado, então quais são os avanços educacionais em um ambiente e aprendizagem coletiva que a escola terá em adotar uma gestão democrática? Este estudo apresenta-se para contribuir com as necessidades de transformação em que tange o processo educacional nas reais expectativas atuais da sociedade. O trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e utilizando-se do estudo de caso com o emprego de entrevistas aplicadas a três diretores atuantes em três escolas estaduais do município de Sarandi-RS. Sendo os resultados apresentados e analisados na presente monografia de especialização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [960]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto