A gestão democrática na contemporaneidade: uma revisão de literatura
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Data
2009-11-28Autor
Schmitt, Roseli Cristina Vizoto
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O conceito de Gestão Escolar - relativamente recente é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais
exigências da vida social: formar cidadãos humanizados, oferecendo, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e
facilitadoras da inserção social. Entendendo que a definição de gestão escolar surge em substituição ao termo administração escolar, para não somente representar novas idéias, mas sim um novo paradigma, que busca estabelecer uma orientação transformadora, a partir da dinamização de relações que ocorrem dialeticamente em seu contexto. Ao tomarmos essas concepções como referencial, e acreditando que há uma carência de publicações que abordam esse tema, propomo-nos a analisar sete artigos que tratam desse assunto. Como resultado desse trabalho constatamos que a maioria dos autores analisados atribuem à falta de políticas descentralizadoras das esferas federais, como um dos maiores entraves na consolidação dos ideais de democracia. Também, foi ressaltada a importância do trabalho coletivo dentro das instituições escolares e de como o papel dos gestores é fundamental na resistência aos meios de comunicação de massa. Entretanto, ficou evidenciada uma unanimidade quanto a importância da instauração de uma gestão democrática dentro do contexto escolar para que se atinja a qualidade na educação que tanto se almeja.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [952]