dc.contributor.advisor | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.creator | Schmitt, Roseli Cristina Vizoto | |
dc.date.accessioned | 2014-07-24T13:31:10Z | |
dc.date.available | 2014-07-24T13:31:10Z | |
dc.date.issued | 2009-11-28 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/310 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The concept of School Management - relatively recent - is extremely
important, since we want a school that meets the current demands of social life:
educate humanized citizens, offering also the possibility of judicial competence and
skills and facilitates inclusion. Therefore, considering that the definition of school
management appears to replace the term "school administration" to not only provide
new ideas, but a new paradigm that seeks to establish a manufacturing orientation,
from the dynamic relationships that occur dialectically in its context. Taking these
concepts as reference, and believing that there is a lack of publications that address
this issue, we propose to analyze seven papers that address this issue. As a result,
most analyzed authors attributed the low interest to the lack of political
decentralization of the federal spheres, as one of the biggest obstacles in the
consolidation of the ideals of democracy. Also, they stressed the importance of
collective work in educational institutions and the role of managers is essential in
resistance to the means of mass communication. However, it was obvious a
unanimous about the importance of establishing a democratic management within
the school framework for achieving the so much craved quality in education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.title | A gestão democrática na contemporaneidade: uma revisão de literatura | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O conceito de Gestão Escolar - relativamente recente é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais
exigências da vida social: formar cidadãos humanizados, oferecendo, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e
facilitadoras da inserção social. Entendendo que a definição de gestão escolar surge em substituição ao termo administração escolar, para não somente representar novas idéias, mas sim um novo paradigma, que busca estabelecer uma orientação transformadora, a partir da dinamização de relações que ocorrem dialeticamente em seu contexto. Ao tomarmos essas concepções como referencial, e acreditando que há uma carência de publicações que abordam esse tema, propomo-nos a analisar sete artigos que tratam desse assunto. Como resultado desse trabalho constatamos que a maioria dos autores analisados atribuem à falta de políticas descentralizadoras das esferas federais, como um dos maiores entraves na consolidação dos ideais de democracia. Também, foi ressaltada a importância do trabalho coletivo dentro das instituições escolares e de como o papel dos gestores é fundamental na resistência aos meios de comunicação de massa. Entretanto, ficou evidenciada uma unanimidade quanto a importância da instauração de uma gestão democrática dentro do contexto escolar para que se atinja a qualidade na educação que tanto se almeja. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |