Extensão universitária no cenário brasileiro contemporâneo: análise de planos de desenvolvimento institucional das universidades federais de Santa Maria, Rio Grande do Sul e Pelotas
View/ Open
Date
2023-09-18Primeiro membro da banca
Ferraro, Humberto Pascual Tommasino
Segundo membro da banca
Froehlich, José Marcos
Metadata
Show full item recordAbstract
A dissertação apresenta um estudo sobre a inserção da extensão universitária nos
currículos dos cursos de graduação das Universidades Federais de Santa Maria
(UFSM), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Pelotas (UFPel). A pesquisa tem
como objetivo compreender como as instituições contemplaram a extensão
universitária e sua inserção curricular nos Planos de Desenvolvimento Institucional.
A pesquisa, dotada de abordagem qualitativa, estrutura-se em uma pesquisa
documental e bibliográfica, privilegiando documentos e materiais disponíveis em
meios eletrônicos, sendo digitais ou digitalizados. O presente texto apresenta três
capítulos: o primeiro estuda os processos de institucionalização da extensão
universitária no Brasil e suas principais referências teórico-metodológicas, em
diferentes contextos histórico-sociais; o segundo, analisa a extensão universitária no
contexto contemporâneo, presente nos discursos oficiais, a obrigatoriedade da
curricularização da extensão e a expressão desses nos PDIs das três instituições
pesquisadas, vigentes entre 2011 e 2020. O último capítulo analisa as
particularidades conceituais e as formas de operacionalização do processo de
curricularização da extensão universitária para cursos de graduação, em cada
instituição pesquisada, a partir dos PDIs vigentes. A extensão universitária é um
meio de se fazer cumprir a função social das instituições públicas de ensino
superior. Recentemente, foi instituída no Brasil a obrigatoriedade de créditos em
atividades de extensão para a integralização curricular dos cursos de graduação.
Desde então, estão em curso processos de reformulações curriculares e de
elaboração de documentos e instrumentos norteadores e institucionalização de
experiências. Dentre os principais desafios desse processo estão a superação da
polissemia do termo extensão universitária e o alinhamento da base teóricometodológica, orientando-se pela elaboração conceitual e diretrizes presentes na
Política Nacional de Extensão Universitária. Concluo que são necessárias a
ampliação das discussões e a socialização de experiências junto à comunidade
acadêmica e à sociedade.
Collections
The following license files are associated with this item: