Integração universitária de estudantes de graduação em uma universidade pública
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Data
2023-12-05Primeiro membro da banca
Dias, Ana Cristina Garcia
Segundo membro da banca
Oliveira, Jairo da Luz
Metadata
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A integração à universidade é um processo multifacetado que impacta na permanência
estudantil. Contribuir para a promoção da integração é um desafio à gestão e requer o
envolvimento dos diversos segmentos e setores institucionais. Nesse contexto, o presente
estudou objetivou compreender o papel de instituições públicas de educação superior na
promoção da integração dos estudantes de graduação, utilizando-se como base a teoria de
Vincent Tinto. Para tanto, foi realizado um estudo de caso da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) por meio de pesquisa documental, aplicação de questionários aos
coordenadores dos cursos presenciais de graduação e realização de entrevistas
semiestruturadas com gestores e segmentos envolvidos no acolhimento aos ingressantes, a
partir de uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Para a análise dos dados
quantitativos foi utilizada estatística descritiva e para os dados qualitativos, a análise de
conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados foram discutidos de forma integrada.
Após a apresentação do perfil dos participantes e do mapeamento das ações já realizadas, a
discussão contemplou as sete categorias temáticas emergidas na análise: a) acolhimento e
primeiras impressões; b) aspectos informacionais; c) aspectos pedagógicos e vivências de sala
de aula; d) atividades extracurriculares; e) aspectos ligados ao sentimento de pertença (e as
subcategorias: diversidade e inclusão na universidade e aspectos ligados à estrutura física da
instituição); f) período de duração das ações; e g) atores envolvidos e articulação institucional.
O estudo possibilitou conhecer os pontos frágeis e que demandam maior atenção, bem como
os elementos potentes no âmbito da instituição. Como produto final, foi elaborado um guia
destinado às coordenações dos cursos presenciais de graduação da UFSM, com o intuito de
orientar ações que contribuam para a integração universitária. Embora seja proveniente de um
estudo de caso, acredita-se que o material possa ser útil a outras instituições de educação
superior.
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