dc.creator | Piovesan, Laís | |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T14:00:59Z | |
dc.date.available | 2024-01-08T14:00:59Z | |
dc.date.issued | 2023-12-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31020 | |
dc.description.abstract | College integration is a multifaceted process that impacts student retention. Contributing to
promoting integration is a management challenge and requires the involvement of different
segments and institutional sectors. In this context, this study aimed to understand the role of
public higher education institutions in promoting the integration of undergraduate students,
using Vincent Tinto's theory as a basis. To this end, a case study of the Federal University of
Santa Maria (UFSM) was carried out through documentary research, application of
questionnaires to graduation courses coordinators and semi-structured interviews with
managers and segments involved in welcoming the entrants, from a mixed, quantitative and
qualitative, approach. Descriptive statistics were used to analyze the quantitative data, and
content analysis, proposed by Laurence Bardin, was used for the qualitative data. The results
were discussed in an integrated manner. After presenting the profile of the participants and
mapping the actions already carried out, the discussion covered the seven thematic categories
that emerged in the analysis: a) reception and first impressions; b) informational aspects; c)
pedagogical aspects and classroom experiences; d) extracurricular activities; e) aspects linked
to the feeling of belonging (and the subcategories: diversity and inclusion at the university
and aspects linked to the physical structure of the institution); f) duration of the actions; and
g) actors involved and institutional articulation. The study made it possible to understand the
weak points that require greater attention, as well as the powerful elements within the
institution. As a final product, a guide was created for the coordinators of in-person
graduation courses at UFSM, with the aim of guiding actions that contribute to college integration. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Integração universitária | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Permanência estudantil | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | College integration | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Student permanence | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.title | Integração universitária de estudantes de graduação em uma universidade pública | por |
dc.title.alternative | College integration of graduate students at a public university | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A integração à universidade é um processo multifacetado que impacta na permanência
estudantil. Contribuir para a promoção da integração é um desafio à gestão e requer o
envolvimento dos diversos segmentos e setores institucionais. Nesse contexto, o presente
estudou objetivou compreender o papel de instituições públicas de educação superior na
promoção da integração dos estudantes de graduação, utilizando-se como base a teoria de
Vincent Tinto. Para tanto, foi realizado um estudo de caso da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) por meio de pesquisa documental, aplicação de questionários aos
coordenadores dos cursos presenciais de graduação e realização de entrevistas
semiestruturadas com gestores e segmentos envolvidos no acolhimento aos ingressantes, a
partir de uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Para a análise dos dados
quantitativos foi utilizada estatística descritiva e para os dados qualitativos, a análise de
conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados foram discutidos de forma integrada.
Após a apresentação do perfil dos participantes e do mapeamento das ações já realizadas, a
discussão contemplou as sete categorias temáticas emergidas na análise: a) acolhimento e
primeiras impressões; b) aspectos informacionais; c) aspectos pedagógicos e vivências de sala
de aula; d) atividades extracurriculares; e) aspectos ligados ao sentimento de pertença (e as
subcategorias: diversidade e inclusão na universidade e aspectos ligados à estrutura física da
instituição); f) período de duração das ações; e g) atores envolvidos e articulação institucional.
O estudo possibilitou conhecer os pontos frágeis e que demandam maior atenção, bem como
os elementos potentes no âmbito da instituição. Como produto final, foi elaborado um guia
destinado às coordenações dos cursos presenciais de graduação da UFSM, com o intuito de
orientar ações que contribuam para a integração universitária. Embora seja proveniente de um
estudo de caso, acredita-se que o material possa ser útil a outras instituições de educação
superior. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mortari, Elisângela Carlosso Machado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4669995023840359 | por |
dc.contributor.referee1 | Dias, Ana Cristina Garcia | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Jairo da Luz | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7951931603636065 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |