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dc.creatorPiovesan, Laís
dc.date.accessioned2024-01-08T14:00:59Z
dc.date.available2024-01-08T14:00:59Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31020
dc.description.abstractCollege integration is a multifaceted process that impacts student retention. Contributing to promoting integration is a management challenge and requires the involvement of different segments and institutional sectors. In this context, this study aimed to understand the role of public higher education institutions in promoting the integration of undergraduate students, using Vincent Tinto's theory as a basis. To this end, a case study of the Federal University of Santa Maria (UFSM) was carried out through documentary research, application of questionnaires to graduation courses coordinators and semi-structured interviews with managers and segments involved in welcoming the entrants, from a mixed, quantitative and qualitative, approach. Descriptive statistics were used to analyze the quantitative data, and content analysis, proposed by Laurence Bardin, was used for the qualitative data. The results were discussed in an integrated manner. After presenting the profile of the participants and mapping the actions already carried out, the discussion covered the seven thematic categories that emerged in the analysis: a) reception and first impressions; b) informational aspects; c) pedagogical aspects and classroom experiences; d) extracurricular activities; e) aspects linked to the feeling of belonging (and the subcategories: diversity and inclusion at the university and aspects linked to the physical structure of the institution); f) duration of the actions; and g) actors involved and institutional articulation. The study made it possible to understand the weak points that require greater attention, as well as the powerful elements within the institution. As a final product, a guide was created for the coordinators of in-person graduation courses at UFSM, with the aim of guiding actions that contribute to college integration.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIntegração universitáriapor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectPermanência estudantilpor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectCollege integrationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectStudent permanenceeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.titleIntegração universitária de estudantes de graduação em uma universidade públicapor
dc.title.alternativeCollege integration of graduate students at a public universityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA integração à universidade é um processo multifacetado que impacta na permanência estudantil. Contribuir para a promoção da integração é um desafio à gestão e requer o envolvimento dos diversos segmentos e setores institucionais. Nesse contexto, o presente estudou objetivou compreender o papel de instituições públicas de educação superior na promoção da integração dos estudantes de graduação, utilizando-se como base a teoria de Vincent Tinto. Para tanto, foi realizado um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por meio de pesquisa documental, aplicação de questionários aos coordenadores dos cursos presenciais de graduação e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e segmentos envolvidos no acolhimento aos ingressantes, a partir de uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Para a análise dos dados quantitativos foi utilizada estatística descritiva e para os dados qualitativos, a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados foram discutidos de forma integrada. Após a apresentação do perfil dos participantes e do mapeamento das ações já realizadas, a discussão contemplou as sete categorias temáticas emergidas na análise: a) acolhimento e primeiras impressões; b) aspectos informacionais; c) aspectos pedagógicos e vivências de sala de aula; d) atividades extracurriculares; e) aspectos ligados ao sentimento de pertença (e as subcategorias: diversidade e inclusão na universidade e aspectos ligados à estrutura física da instituição); f) período de duração das ações; e g) atores envolvidos e articulação institucional. O estudo possibilitou conhecer os pontos frágeis e que demandam maior atenção, bem como os elementos potentes no âmbito da instituição. Como produto final, foi elaborado um guia destinado às coordenações dos cursos presenciais de graduação da UFSM, com o intuito de orientar ações que contribuam para a integração universitária. Embora seja proveniente de um estudo de caso, acredita-se que o material possa ser útil a outras instituições de educação superior.por
dc.contributor.advisor1Mortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4669995023840359por
dc.contributor.referee1Dias, Ana Cristina Garcia
dc.contributor.referee2Oliveira, Jairo da Luz
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7951931603636065por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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