Realidade aumentada para o ensino de botânica: um enfoque em famílias características do bioma Pampa
Fecha
2023-11-29Primeiro membro da banca
Bernardi, Giliane
Segundo membro da banca
Herpich, Fabrício
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede da UFSM, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de
Tecnologias Educacionais, elaborou e avaliou um material didático que utiliza a
tecnologia de Realidade Aumentada para o ensino de Botânica. Após a realização
de uma série de capacitações e minicursos com a temática desta pesquisa, foi
possível perceber as complexidades na inserção da tecnologia de RA na
sistematização dos conhecimentos, levando à elaboração de um produto para
facilitar a mediação dos objetos do conhecimento relacionados à botânica no
contexto do bioma Pampa. Como produto educacional, esta pesquisa originou um
livreto, um aplicativo para dispositivos móveis, e um site. No material são
trabalhadas famílias características do bioma Pampa, Poaceae e Fabaceae, bem
como, a família Rutaceae, conhecida pelos educandos com espécies de frutas
cotidianas, como a laranja. Foram desenvolvidos 14 modelos tridimensionais e 14
imagens de lupa. Desde o desenvolvimento dos modelos tridimensionais à
visualização no produto educacional estão descritas detalhadamente na
metodologia e nos resultados. A avaliação do produto educacional foi realizada
através da metodologia Painel de Especialistas, que contou com a participação de 8
biólogos doutorandos em Ensino de Ciências e Matemática e uma bióloga Doutora
em Botânica, com questionários adaptados para as perspectivas que suprem as
questões específicas da botânica e, especialmente, da Realidade Aumentada. Após
o Painel de Especialistas, o produto educacional foi remodelado, considerando tanto
questões morfológicas botânicas, como relacionadas ao design da parte impressa
do produto educacional. Concluiu-se que o produto educacional é de boa qualidade
e possui potencial para auxiliar professores da educação básica na sistematização
dos conhecimentos e na contribuição com o processo de aprendizagem por parte
dos educandos no contexto do ensino de botânica.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: