Avaliação escolar e gamificação: estratégia para diminuir a ansiedade de teste
Data
2023-11-27Primeiro membro da banca
Petri, Giani
Segundo membro da banca
Hounsel, Marcelo da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A ansiedade de teste é um tipo de ansiedade multifocal de desempenho individual
caracterizada por reações psicológicas, fisiológicas e comportamentais diante das
avaliações escolares. Estudos deste constructo buscam soluções para este quadro
que ocorre em todos os níveis de ensino. Diante deste contexto, a gamificação
apresenta-se como uma estratégia que pode diminuir a ansiedade de teste, pois seu
mecanismo de uso está justamente na promoção de uma experiência positiva. A
pesquisa realizada teve uma natureza aplicada, com objetivos exploratórios e
descritivos, com métodos mistos convergentes e caracterizando-se por painel de
especialistas, pesquisa de opinião e pesquisa-ação. Para investigar se a ansiedade
de teste diminui ao serem utilizadas avaliações escolares gamificadas em
comparação com os testes convencionais, foram elaborados alguns instrumentos
que alicerçam essa pesquisa. O primeiro deles é também o produto educacional, a
elaboração de um Conjunto de Diretrizes para Elaboração de Avaliações Escolares
Gamificadas (Game-P), que apresenta orientações sobre como os professores
podem transformar as avaliações convencionais em avaliações gamificadas. Essas
diretrizes foram aplicadas na elaboração de diferentes modelos de avaliações
gamificadas. A partir da construção desses materiais, foi elaborado um painel de
especialistas destinado a professores da educação básica com algum conhecimento
em gamificação e uma pesquisa de opinião para estudantes do Ensino Fundamental
- Anos Finais e Ensino Médio. O objetivo desses instrumentos era apresentar a
proposta da pesquisa e os instrumentos elaborados e analisar, com base na opinião
dos especialistas e dos estudantes, se as avaliações gamificadas podem reduzir a
ansiedade de teste. Além disso, a aplicação de uma versão reduzida do Inventário
de Ansiedade frente a Provas (IAP), coletando informações sobre a ocorrência da
ansiedade de teste. Também foi realizada uma pesquisa-ação em turmas do 8º ano
de uma escola privada no componente curricular de Matemática. O objetivo dessa
etapa foi o de implementar todos os instrumentos elaborados em uma situação real,
a fim de realizar uma intervenção, analisando e refletindo sobre os resultados
obtidos. Os resultados indicaram que houve um aumento de 6 a 8 pontos
percentuais na prevalência da ansiedade de teste, em comparação com dados da
literatura, e que o uso de avaliações gamificadas têm potencial para reduzir essa
condição em estudantes da educação básica. Contudo, alguns aspectos precisam
ser considerados em pesquisas futuras, como o perfil dos estudantes, a formação
docente sobre o tema e estudos de eficácia longitudinais. Esses resultados indicam
que instrumentos avaliativos diversificados, como a avaliação gamificada, podem
reduzir a ansiedade de teste e promover uma experiência positiva, motivadora e
engajante.
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