Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorIansen, Marilda Alves
dc.date.accessioned2017-07-17T12:22:34Z
dc.date.available2017-07-17T12:22:34Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, ,RS, 2014por
dc.description.abstractThe continued education of teachers requires even more collective action, in which the supervisor team of the school plays an important role in the processes that involves its elaboration. That is why, it was proposed to understand the relationship of the school staff supervisor in the organization and implementation of the Continuing Education Project in a state public school in the city of Venancio Aires / RS. In order to comply the questioning and identify the role of the supervisor team of the school in preparing the Continuing Education Project, this qualitative search had as instrument of data collection the application of a questionnaire with open questions, covering the themes: democratic governance; the improvement of teachers and employees; high quality education. Data analysis was performed through the content analysis (CA). From the analysis on it was realized that the collaborators of the study understand the need for reflection about the listed aspects as related challenges to continuing education with the whole school community, from the different segments that compose it. It was concluded that the dynamics surrounding the Continuing Education, developed in the school lacks an attentive, sensitive, ethical and responsible look to the collective organization of school, and also reflect on the key aspects that will be the guiding of transformative processes during the training.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectSupervisor escolarpor
dc.titleFormação continuada de professores: desafio da supervisão escolarpor
dc.title.alternativeTeachers continuing education: challenge for school supervisioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacional,EaDpor
dc.description.resumoA formação continuada de professores exige cada vez mais uma ação coletiva, na qual os supervisores da escola desempenham importante papel nos processos que envolvem sua elaboração. Por esta razão, propôs-se compreender a relação do(s) supervisor(es) da escola na organização e implementação do Projeto de Formação Continuada em uma escola da rede pública estadual do município de Venâncio Aires / RS. A fim de atender a problematização e identificar o papel do(s) supervisor(es) da escola na elaboração do Projeto de Formação Continuada, esta pesquisa qualitativa teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com perguntas abertas, contemplando as temáticas: gestão democrática; formação de professores e funcionários; educação de qualidade. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo (AC). A partir da análise percebeu-se que os colaboradores do estudo compreendem a necessidade de reflexão sobre os aspectos elencados como desafios relacionados à formação continuada com toda a comunidade escolar, dos diferentes segmentos que a compõem. Concluiu-se que a dinâmica que envolve a Formação Continuada, desenvolvida na escola, carece um olhar atento, sensível, ético e responsável ao coletivo da organização escolar, e também refletir quanto aos aspectos fundamentais que serão os norteadores dos processos transformadores nos momentos de formação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto