Contribuições da educação popular e da gestão democrática para a construção do projeto político-pedagógico
Resumo
Ao longo dos séculos, o Brasil experimentou diversas situações em sua construção
dos processos educacionais. Com a chegada dos portugueses, toda a tradição,
cultura e saberes dos povos nativos foram ignorados, passando-se a formar os
“novos brasileiros” com uma mentalidade e programa educacional europeu e
excludente. Na metade do século XX, com forte protagonismo de Paulo Freire, uma
nova forma de pensar e fazer educação começa a ser desenvolvida, vindo a ser
denominada de Educação Popular, que visava a transformação das realidades por
meio de análise crítica, diálogo, conscientização e emancipação dos sujeitos.
Posteriormente, o Brasil aprova a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei 9.394/96), que dá nova direção no dizente à organização do sistema
educacional, partindo de conceitos como gestão democrática, participação e
autonomia. O presente trabalho apresenta um estudo acerca das possíveis
contribuições da Educação Popular para a construção do Projeto Político-
Pedagógico, que se consolida por meio da gestão democrática e participativa. Além
disso, recuperará parte da história educacional no Brasil, as contribuições de Paulo
Freire para a educação nacional e internacional e a aplicabilidade da educação
popular nas instituições formais de ensino.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]
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