dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Torres, Thiago Alves | |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T12:18:00Z | |
dc.date.available | 2017-07-18T12:18:00Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3109 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Al largo de los siglos, el Brasil experimento diversas situaciones en su construcción
de los procesos educativos. Con la llegada de los portugueses, toda la tradición,
cultura y saberes de los pueblos nativos fueron ignorados, pasando a formarse los
“nuevos brasileños” con una mentalidad y programa educativo europeo y excluyente.
En la mitad del siglo XX, con un fuerte protagonismo de Paulo Freire, una nueva
forma de pensar y hacer educación comienza a desarrollarse, viniendo a ser llamada
de Educación Popular, que visaba la transformación de las realidades por medio del
análisis crítico, dialogo, concientización y emancipación de los sujetos.
Posteriormente, el Brasil aprueba la nueva ley de Directrices y Bases de la
Educación Nacional (Ley 9.394/96), que da una nueva dirección lo que dice a la
organización del sistema educativo, partiendo de conceptos como gestión
democrática, participación y autonomía. El siguiente trabajo presenta un estudio
acerca de las posibles contribuciones de la Educación Popular para la construcción
del Proyecto Político-Pedagógico, que se consolida por medio de la gestión
democrática y participativa. Además de eso, recuperara parte de la historia
educacional nacional e internacional y la aplicabilidad de la educación popular en las
instituciones formales de educación. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | História | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Educação popular | por |
dc.title | Contribuições da educação popular e da gestão democrática para a construção do projeto político-pedagógico | por |
dc.title.alternative | Contribuciones de la educación popular y gestión democrática para la construcción del proyecto político pedagógico | spa |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Ao longo dos séculos, o Brasil experimentou diversas situações em sua construção
dos processos educacionais. Com a chegada dos portugueses, toda a tradição,
cultura e saberes dos povos nativos foram ignorados, passando-se a formar os
“novos brasileiros” com uma mentalidade e programa educacional europeu e
excludente. Na metade do século XX, com forte protagonismo de Paulo Freire, uma
nova forma de pensar e fazer educação começa a ser desenvolvida, vindo a ser
denominada de Educação Popular, que visava a transformação das realidades por
meio de análise crítica, diálogo, conscientização e emancipação dos sujeitos.
Posteriormente, o Brasil aprova a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei 9.394/96), que dá nova direção no dizente à organização do sistema
educacional, partindo de conceitos como gestão democrática, participação e
autonomia. O presente trabalho apresenta um estudo acerca das possíveis
contribuições da Educação Popular para a construção do Projeto Político-
Pedagógico, que se consolida por meio da gestão democrática e participativa. Além
disso, recuperará parte da história educacional no Brasil, as contribuições de Paulo
Freire para a educação nacional e internacional e a aplicabilidade da educação
popular nas instituições formais de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |