Quero meu lugar: a inclusão de aluno na turma de anos iniciais no contexto escolar
Abstract
Por meio deste trabalho, vinculado ao curso de Pedagogia - Noturno, da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), busquei fazer uma reflexão acerca das relações de
uma determinada turma de Anos Iniciais da rede pública do Município de São Pedro
do Sul/RS, com um colega com epilepsia, abordando a inclusão. Para atingir esse
objetivo foi observado o comportamento dos colegas de turma dentro do ambiente
escolar. Por referencial teórico, tomei os documentos da Educação e da Pedagogia,
assim como artigos sobre inclusão e epilepsia, retirados de diversas fontes de
referências. Trago os autores estudados durante o curso e especialistas da área
educativa, entre eles, Paulo Freire, John Dewey, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Emília
Ferreiro, Jean-Jacques Rousseau e Maria Montessori entre outros. A metodologia é
qualitativa e traz narrativas que se compuseram através da produção e compreensão
das memórias e experiências com coleta e análise de dados, narrando cenas
inclusivas e não-inclusivas em uma escola municipal. O trabalho se deu por um estudo
de caso, pesquisa qualitativa e relatos de experiências de forma objetiva, para
compreender o comportamento humano, baseados em autores como Piaget e
Vygotsky. Cheguei aos resultados de que as interações acontecem através das
relações cotidianas entre os alunos em seus grupos. Através de cenas de inclusão e
não-inclusão e suas devidas observações, é possível perceber as interações entre as
crianças, o ambiente escolar e os adultos em sua volta. Essas observações e cuidados
podem levar a uma educação cada vez mais inclusiva, por estarmos atentos e
sensíveis ao que acontece diariamente, possibilitando usar ações, cenas e
brincadeiras.
Collections
The following license files are associated with this item: