dc.creator | Oliveira, Larissa Francine de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T13:43:49Z | |
dc.date.available | 2024-01-17T13:43:49Z | |
dc.date.issued | 2023-12-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31162 | |
dc.description.abstract | In recent years, education has undergone major changes due to the pandemic crisis caused by
the Covid-19 virus, which has made all activities that took place in person to work remotely. In
this scenario, teachers had to rethink their pedagogical practices, exploring the use of digital
technologies. However, there were several difficulties and challenges encountered. From the
digital fluency of teachers and students, to finding quality teaching materials and evidence of
their benefits to be used in the classroom. Thus, there is a need for studies that focus on the
creation of sequences and teaching materials mediated by technologies, systematically defined
and evaluated, to assist in the teaching and learning process of educators and future educators.
In parallel, there is a need to appropriate Digital Information and Communication Technologies
for the teaching of English in Basic Education, as they arise at different times with the aim of
intensifying student learning. In this sense, for the teaching of a foreign language, there is a
whole cultural universe for students to explore, whether through music, movies, series and
Digital Games (DJ). For such students, who most of the time are still in the literacy phase, the
use of JD in this process is crucial, because through them the student is able to develop their
autonomy, making them think when trying to solve some challenge. imposed by the games in
their different levels of difficulty. In this context, the general objective of this dissertation is to
develop an Instructional Unit based on Digital Games, for teaching English to students in the
Final Years of Elementary School. In terms of methodology, this research is classified as multimethod, as it adopts different qualitative and quantitative methods to define and evaluate the
proposal. In relation to time horizons, the research is transversal, as it occurs in events that are
dissociated in time. As a technical product, a requirement for a professional master's degree,
there is an Instructional Unit Based on Digital Games for Teaching English to Elementary
School II students. As a result of this research, obtained in evaluations from the perspective of
English language students and teachers, there is an indication of contribution to the learning of
students in the final years of Elementary School, and the potential to assist teachers and future
English language teachers in their pedagogical practices by appropriating a systematically
defined and evaluated instructional unit. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de língua inglesa | por |
dc.subject | Unidade instrucional | por |
dc.subject | Digital games | eng |
dc.subject | Teaching and learning of english language | eng |
dc.subject | Instructional unit | eng |
dc.title | Uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, a educação passou por grandes mudanças devido à crise pandêmica causada
pelo vírus da Covid-19, no qual, fez com que todas as atividades que aconteciam de forma
presencial passassem a funcionar remotamente. Neste cenário, os professores tiveram que
repensar suas práticas pedagógicas, explorando o uso de tecnologias digitais. Porém, várias
foram as dificuldades e desafios encontrados. Desde a fluência digital de docentes e discentes,
até a encontrar materiais didáticos com qualidade e evidência de seus benefícios para serem
utilizados em sala de aula. Assim, percebe-se a necessidade de estudos que foquem na criação
de sequências e materiais didáticos mediadas por tecnologias, sistematicamente definidos e
avaliados, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos educadores e futuros
educadores. Em paralelo, há a necessidade de se apropriar das Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação, para o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica, pois elas
surgem em diferentes épocas com o objetivo de intensificar o aprendizado dos estudantes. Neste
sentido, para o ensino de uma Língua Estrangeira, há todo um universo cultural para os
estudantes explorarem, seja por meio de músicas, filmes, séries e Jogos Digitais (JD). Para tais
alunos, que na maioria das vezes se encontram ainda em fase de letramento, a utilização de JD,
neste processo faz-se crucial, pois por meio deles o aluno é capaz de desenvolver sua autonomia,
fazendo o pensar ao tentar sanar algum desafio imposto pelos jogos em seus diversos níveis de
dificuldade. Neste contexto, o objetivo geral desta dissertação é desenvolver uma Unidade
Instrucional baseada em Jogos Digitais, para o ensino de Língua Inglesa, para alunos dos Anos
Finais do Ensino Fundamental. Em termos de metodologia, esta pesquisa classifica-se como
multimétodo, porque adota diferentes métodos qualitativos e quantitativos para definição e
avaliação da proposta. Em relação aos horizontes temporais a pesquisa é transversal, pois ocorre
em eventos dissociados no tempo. Como produto técnico, exigência para um mestrado
profissional, tem-se uma Unidade Instrucional Baseada em Jogos Digitais para o Ensino de
Língua Inglesa para alunos do Ensino Fundamental II. Como resultado desta pesquisa, obtidos
em avaliações sob a perspectiva dos alunos e dos docentes de língua inglesa observa-se um
indicativo de contribuição ao aprendizado dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental,
e o potencial em auxiliar docentes e futuros docentes de Língua Inglesa em suas práticas
pedagógicas ao apropriar-se de uma unidade instrucional sistematicamente definida e avaliada. | por |
dc.contributor.advisor1 | Petri, Giani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0210940455131933 | por |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Felipe Becker | |
dc.contributor.referee2 | Lorenset, Caroline Chioquetta | |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |