dc.creator | Goulart, Cassia Lutiane Moraes | |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T14:26:30Z | |
dc.date.available | 2024-01-19T14:26:30Z | |
dc.date.issued | 2023-11-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31179 | |
dc.description.abstract | This research aims to identify how UEPS with a CTSA approach can contribute to students from a rural school significantly learning natural sciences, with an emphasis on physics concepts. To this end, the objective of the research was to develop and apply UEPS based on the CTSA approach, as well as reflect on aspects that demonstrate significant learning in Natural Sciences, with an emphasis on Physics concepts by students from a rural school. The UEPS were applied to students in the 8th year of elementary school, in a Countryside School, with the purpose of verifying the potential of a didactic sequence for meaningful learning. Initially, the work presents a bibliographical review that served as guidance for the construction of the three UEPS. Furthermore, the UEPS were created based on a topic of interest, which was the disposal of domestic waste in rural areas. The work was developed with the aim of expanding critical thinking about local environmental issues and associating these phenomena with the learning of Natural Science concepts with an emphasis on teaching Physics concepts, for example, the Greenhouse Effect. After investigations and interpretations, it is possible to perceive the contributions of TAS and CTSA to meaningful learning, as well as the importance of potentially significant material for the teaching process. The results we obtained when developing the research make us believe that research in education and the search for learning that has meaning for students is a theme that presents positive and negative points, but, mainly, it encourages rethinking and methodological redoing and pedagogical approach of teachers in search of basic education that supports future generations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | CTSA | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Ensino de ciências da natureza | por |
dc.subject | Rural education | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | Teaching natural sciences | eng |
dc.title | Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física | por |
dc.title.alternative | Escola do campo and CTSA approach: UEPS as promoters of meaningful learning in the teaching of natural sciences with emphasis on physics concepts | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para tanto, o objetivo da pesquisa foi elaborar e aplicar UEPS a partir da abordagem CTSA, bem como refletir sobre aspectos que evidenciem aprendizagem significativa em Ciências da Natureza, com ênfase em conceitos de Física por alunos de uma escola do campo. As UEPS foram aplicadas com alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma Escola do Campo, para verificar a potencialidade de uma sequência didática para a aprendizagem significativa. Inicialmente, o trabalho apresenta uma revisão bibliográfica que serviu de direcionamento para a construção das três UEPS. Além disso, as UEPS foram elaboradas baseadas em um tema de interesse, o descarte de Lixo doméstico na zona rural. O trabalho foi desenvolvido visando ampliar o pensamento crítico sobre as questões ambientais locais e associar esses fenômenos à aprendizagem de conceitos de Ciências da Natura com ênfase no ensino de conceitos de Física, por exemplo, o Efeito Estufa. Após as investigações e as interpretações é possível perceber as contribuições da TAS e de CTSA para a aprendizagem significativa, bem como, a importância de um material potencialmente significativo para o processo de ensino. Os resultados que obtivemos ao desenvolver a pesquisa faz-nos acreditar que a pesquisa em educação e a busca por uma aprendizagem que tenha significado aos estudantes é uma temática que apresenta pontos positivos e negativos, mas, principalmente, suscita o repensar e o refazer metodológico e pedagógico dos professores em busca de uma Educação básica que dê suporte às futuras gerações. | por |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Isabel Krey | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3865537547314234 | por |
dc.contributor.referee1 | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.contributor.referee2 | Spohr, Carla Beatriz | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3054322497640654 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |