As práticas pedagógicas de ensino e a formação dos professores em tecnologias digitais de informação e comunicação em escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Jóia/RS
View/ Open
Date
2023-12-18Author
Martins, Camila
Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Zeifert, Anna Paula Bagetti
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas pedagógicas e a
metodologiade ensino, além do processo formativo em Tecnologias Digitais de Comunicação
e Informaçãodos professores de uma escola pública estadual do interior do município de
Jóia/RS. O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede da UFSM/RS, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa: Gestão
de Tecnologias Educacionais em Rede,teve como objetivos compreender e avaliar a postura
dos professores diante das atuais demandas de ensino, frente às revoluções da indústria 4.0 e
das novas demandas e desafios que, desde o início da pandemia de Covid-19, no ano de 2020,
se impuseram à educação. Desta maneira, o processo formativo de educadores, em todo o
mundo, vem passando por uma série de mudançasenvolvendo desde a qualidade e êxito do
ensino, até dificuldades de acesso ao meio digital pelosmesmos. O resultado desse processo
de pesquisa, que envolveu o estudo de caso, foi de que o professor necessita familiarizar-se
com as diversas possibilidades de ensino que as novas tecnologias e metodologias
proporcionam, para que, assim, promova a criatividade e o estímulo aos alunos, sendo
necessário, desta forma, propor uma formação em Letramento Digital com os professores da
escola, alinhada aos propósitos da pesquisa. Assim sendo, desenvolveu-se o site Professores
Conectados do Campo da Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, como objetivo de
servir como uma plataforma digital de estudo e formação sobre as Tecnologias Digitais da
Informação e da Comunicação e das ferramentas presentes no Chromebook que foirecebido
pelos educadores. Ao longo do percurso do processo de pesquisa, desenvolvemos a
Formação Continuada desses educadores e, ao final deste estudo, observamos a mudança da
postura pedagógica dos educadores frente à utilização e apropriação do uso e
operacionalizaçãodas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação.
Collections
The following license files are associated with this item: