O bufão e o grotesco no processo de criação de espetáculo solo
Resumen
A presente proposta está vinculada ao trabalho de conclusão de curso, ligado às disciplinas Ateliê de Montagem em Atuação Teatral I e II, e Laboratório de Metodologias de Criação em Atuação Teatral I e II. O trabalho consistiu na criação de espetáculo monólogo centrado na figura do Bufão e foi apresentado ao final do processo como parte dos requisitos para receber o grau de Bacharel em Artes Cênicas- Interpretação Teatral. Também fez parte do processo avaliativo elaboração de um Relato de Conclusão de Curso, apresentado para a banca avaliativa.O objetivo desta pesquisa foi investigar o grotesco no processo de elaboração do bufão em um espetáculo solo. Segundo Brondani (2017), o bufão é uma figura com ações de representatividade social, ou seja, é um símbolo de representação do inconveniente, do deslocado, do errado, do impertinente, do importuno, do impróprio, do inadequado e inapropriado. Quando se fala no jogo do bufão temos como características a fantasia, o exagero, o paradoxo, a incongruência e o contraste (Brondani, 2017). Como procedimentos metodológicos para criação realizamos pesquisa de materiais imagéticos (vídeos e fotos) os quais serviram de base para a construção da máscara corporal do bufão e seu figurino. Além disso, o corpo do bufão se definiu a partir de imagens de animais, referências históricas, e exploração corporal de focos e dinâmicas de movimento, de maneira a desconstruir e ampliar as características corporais da atriz. Também trabalhamos com a improvisação a partir de situações cômicas cotidianas e de elementos autobiográficos da artista, buscando, assim, construir a dramaturgia do espetáculo. O espetáculo foi apresentado nos dias 28, 29 e 30 novembro, no Teatro Caixa Preta. O processo foi registrado em áudios pela atriz, bem como por meio de fotos. Esse relatório propõe uma escrita performativa, organizado em forma de um discurso do próprio bufão pensando o processo realizado.