dc.creator | Berger, Mara Gisele Medeiros Stefenon | |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T13:15:48Z | |
dc.date.available | 2024-01-24T13:15:48Z | |
dc.date.issued | 2023-11-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31267 | |
dc.description.abstract | This Master's thesis is linked to the research line Policies and Management of Basic
and Higher Education of the Postgraduate Program, Professional Master's in Public
Policies and Educational Management at the Federal University of Santa Maria
(UFSM). It emphasizes problematizing the reality and challenges of multigrade classes
in the post-pandemic period, with the aim of analyzing the impacts arising from the
situation on the literacy process from the perspective of current curricular policies. To
this end, the general objective is to understand how literacy curricular policies and
practices are developed in multigrade classes. Likewise, the specific objectives are the
following: analyze literacy curriculum policies; problematize the curricular organization
of literacy in multigrade classes and highlight literacy practices designed to teach
children. The methodology used was Case Study research, plus bibliographical
research and documentary analysis, based on the survey of theoretical references
already analyzed and published through written and electronic media, such as books,
scientific articles and legislation relevant to the research topic. To search for
information, semi-structured interviews were carried out with professionals who carry
out educational activities in this context and analysis of official documents with
curricular guidelines. The interviews were carried out with teachers from the education
network who teach in multigrade classes. With this, it is understood that literacy
curricular policies and practices become even more complex in multigrade classes,
since several grades/years are involved in a single class in the classroom, at the same
time and curricular space under the responsibility from a single teacher. It is evident
that planning and the issue of time were well emphasized by the educators, as well as
the impact of the pandemic on children's literacy, making progress in reading and
writing difficult. In view of this, a technical product was created in the format of a
Facebook page, with weekly posts and tips for lesson planning and studies on the topic
to assist educators, parents and school management in curriculum development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas curriculares | por |
dc.subject | Classes multisseriadas | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Curricular policies | eng |
dc.subject | Multi-class series | eng |
dc.subject | Alphabetization | eng |
dc.title | Políticas e práticas curriculares em classes multisseriadas: realidade e desafios da alfabetização | por |
dc.title.alternative | Curricular policies and practices in multi-class series: realities and challenges of alphabetization | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Essa Dissertação de Mestrado está vinculada a linha de pesquisa Políticas e Gestão
da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado
Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM). Enfatiza problematizar a realidade e os desafios das classes
multisseriadas no período pós pandemia, com o objetivo de analisar os impactos
decorrentes da situação no processo de alfabetização sob um olhar das atuais
políticas curriculares. Para tanto tem-se como objetivo geral compreender como as
políticas e práticas curriculares de alfabetização são desenvolvidas nas classes
multisseriadas. Da mesma forma, os objetivos específicos são os seguintes: analisar
políticas curriculares de alfabetização; problematizar a organização curricular da
alfabetização em classes multisseriadas e evidenciar práticas de alfabetização
elaboradas para ensinar as crianças. A Metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo
Estudo de Caso, acrescido de pesquisa bibliográfica e análise documental, a partir do
levantamento de referenciais teóricos já analisados e publicados por meios escritos e
eletrônicos, como livros, artigos científicos e legislações pertinentes ao tema de
pesquisa. Para a busca de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas
com profissionais que realizam ações educativas nesse contexto e análise de
documentos oficiais com orientações curriculares. As entrevistas foram realizadas
com professoras da rede de ensino que ministram aulas em classes multisseriadas.
Com isso, compreende-se que as políticas e práticas curriculares de alfabetização
tornam-se ainda mais complexas nas classes multisseriadas, uma vez que várias
séries / anos estão envolvidos numa só turma em sala de aula, num mesmo tempo e
espaço curricular sob a responsabilidade de um único professor. Evidencia-se que o
planejamento e a questão do tempo foram bem enfatizados pelas educadoras, bem
como o impacto da pandemia na alfabetização das crianças, dificultando o avanço na
leitura e na escrita. Em vista disso elaborou-se um produto técnico no formato de uma
página no Facebook, com postagens semanais e dicas de planejamentos de aulas e
estudos sobre o tema para auxiliar educadores, pais e gestão escolar no
desenvolvimento curricular. | por |
dc.contributor.advisor1 | Leão, Débora Ortiz de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7780429374933352 | por |
dc.contributor.referee1 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Helenise Sangoi | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6234327876720267 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |