Mostrar registro simples

dc.creatorBerger, Mara Gisele Medeiros Stefenon
dc.date.accessioned2024-01-24T13:15:48Z
dc.date.available2024-01-24T13:15:48Z
dc.date.issued2023-11-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31267
dc.description.abstractThis Master's thesis is linked to the research line Policies and Management of Basic and Higher Education of the Postgraduate Program, Professional Master's in Public Policies and Educational Management at the Federal University of Santa Maria (UFSM). It emphasizes problematizing the reality and challenges of multigrade classes in the post-pandemic period, with the aim of analyzing the impacts arising from the situation on the literacy process from the perspective of current curricular policies. To this end, the general objective is to understand how literacy curricular policies and practices are developed in multigrade classes. Likewise, the specific objectives are the following: analyze literacy curriculum policies; problematize the curricular organization of literacy in multigrade classes and highlight literacy practices designed to teach children. The methodology used was Case Study research, plus bibliographical research and documentary analysis, based on the survey of theoretical references already analyzed and published through written and electronic media, such as books, scientific articles and legislation relevant to the research topic. To search for information, semi-structured interviews were carried out with professionals who carry out educational activities in this context and analysis of official documents with curricular guidelines. The interviews were carried out with teachers from the education network who teach in multigrade classes. With this, it is understood that literacy curricular policies and practices become even more complex in multigrade classes, since several grades/years are involved in a single class in the classroom, at the same time and curricular space under the responsibility from a single teacher. It is evident that planning and the issue of time were well emphasized by the educators, as well as the impact of the pandemic on children's literacy, making progress in reading and writing difficult. In view of this, a technical product was created in the format of a Facebook page, with weekly posts and tips for lesson planning and studies on the topic to assist educators, parents and school management in curriculum development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas curricularespor
dc.subjectClasses multisseriadaspor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectCurricular policieseng
dc.subjectMulti-class serieseng
dc.subjectAlphabetizationeng
dc.titlePolíticas e práticas curriculares em classes multisseriadas: realidade e desafios da alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeCurricular policies and practices in multi-class series: realities and challenges of alphabetizationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa Dissertação de Mestrado está vinculada a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Enfatiza problematizar a realidade e os desafios das classes multisseriadas no período pós pandemia, com o objetivo de analisar os impactos decorrentes da situação no processo de alfabetização sob um olhar das atuais políticas curriculares. Para tanto tem-se como objetivo geral compreender como as políticas e práticas curriculares de alfabetização são desenvolvidas nas classes multisseriadas. Da mesma forma, os objetivos específicos são os seguintes: analisar políticas curriculares de alfabetização; problematizar a organização curricular da alfabetização em classes multisseriadas e evidenciar práticas de alfabetização elaboradas para ensinar as crianças. A Metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo Estudo de Caso, acrescido de pesquisa bibliográfica e análise documental, a partir do levantamento de referenciais teóricos já analisados e publicados por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e legislações pertinentes ao tema de pesquisa. Para a busca de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais que realizam ações educativas nesse contexto e análise de documentos oficiais com orientações curriculares. As entrevistas foram realizadas com professoras da rede de ensino que ministram aulas em classes multisseriadas. Com isso, compreende-se que as políticas e práticas curriculares de alfabetização tornam-se ainda mais complexas nas classes multisseriadas, uma vez que várias séries / anos estão envolvidos numa só turma em sala de aula, num mesmo tempo e espaço curricular sob a responsabilidade de um único professor. Evidencia-se que o planejamento e a questão do tempo foram bem enfatizados pelas educadoras, bem como o impacto da pandemia na alfabetização das crianças, dificultando o avanço na leitura e na escrita. Em vista disso elaborou-se um produto técnico no formato de uma página no Facebook, com postagens semanais e dicas de planejamentos de aulas e estudos sobre o tema para auxiliar educadores, pais e gestão escolar no desenvolvimento curricular.por
dc.contributor.advisor1Leão, Débora Ortiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780429374933352por
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia Aguiar
dc.contributor.referee2Antunes, Helenise Sangoi
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6234327876720267por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International