Mostrar registro simples

dc.creatorMichelon, Stefhani Dalla Nora
dc.date.accessioned2024-01-25T11:48:50Z
dc.date.available2024-01-25T11:48:50Z
dc.date.issued2023-10-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31275
dc.description.abstractThis master's thesis presents challenges and doubts to be problematized based on the philosophies of difference, elements which have motivated this researcher to consider a teaching practice influenced by visual and/or textual diaries and issues of body and gender, specifically concerning the production of educational practices with children. The research was driven by the following question: What can a teaching practice with children, influenced by the concepts of body and gender and challenged by the production of visual and/or textual diaries, achieve? From this issue, it proposes the implementation of experiments, such as storytelling, drawing, enactments, and compositions with recyclable and non-structured materials, with a preschool class at the Municipal School of Elementary Education Lívia Menna Barreto in Santa Maria (Rio Grande do Sul State, southern Brazil). Biographematics, combined with visual and/or textual diaries, was employed as a methodological path to follow the procedures, connecting with references including Guacira Lopes Louro (2021), Vivien Kelling Cardonetti and Marilda Oliveira de Oliveira (2019), Vivien Kelling Cardonetti, Francieli Regina Garlet and Marilda Oliveira de Oliveira (2021), Gilles Deleuze and Félix Guattari (1997), Gilles Deleuze (2003), Gilles Deleuze and Claire Parnet (1988-1989), César Donizetti Pereira Leite (2011), Roland Barthes (1984, 2003, 2004, 2005), and Sandra Mara Corazza (2015). Among the learnings from this dissertation are multiple possibilities rather than offering a single conclusion on the subject. The research raised questions about how these concepts affected (and continue to affect) this teacher-researcher and also emphasizes the need, as a woman and teacher, for the continuous deconstruction of representations, actively addressing each situation that arises and is experienced in the educational context, recognizing the forces that prevail in school relationships for body and gender issues to be incorporated or not into educational environments, and finally outlining how pedagogical practices can be experimented with, seeking to embrace and present these issues to the children.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectBiografemáticapor
dc.subjectGendereng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectChildhoodseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectBiographematicseng
dc.titleUma docência com infâncias atravessada pelos diários visuais e/ou textuais e pelas questões de corpo e gêneropor
dc.title.alternativeTeaching childhoods through visual and/or textual diaries and body and gender issueseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoApresentam-se nesta dissertação de mestrado, desafios e dúvidas a serem problematizadas a partir das filosofias da diferença, elementos que têm mobilizado esta pesquisadora a pensar uma docência atravessada pelos diários visuais e/ou textuais e pelas questões de corpo e gênero, especificamente no que concerne à produção de práticas educativas com infâncias. A pesquisa movimentou-se com a seguinte problematização: O que pode uma docência com infâncias atravessada pelos conceitos de corpo e de gênero tensionada com a produção de diários visuais e/ou textuais? A partir desta problemática, propõe-se a movimentação de experimentações, como contação de histórias, produção de desenhos, encenações e composições com materiais recicláveis e não estruturados, junto a uma turma de Educação Infantil na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto, no município de Santa Maria/RS. Apostou-se na biografemática, aliada aos diários visuais e/ou textuais, como caminho metodológico para acompanhar os procedimentos, colocar em conversação alguns referenciais como Guacira Lopes Louro (2021), Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira (2019), Vivien Kelling Cardonetti, Francieli Regina Garlet e Marilda Oliveira de Oliveira (2021), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1997), Gilles Deleuze (2003), Gilles Deleuze e Claire Parnet (1988-1989), César Donizetti Pereira Leite (2011), Roland Barthes (1984, 2003, 2004, 2005) e Sandra Mara Corazza (2015). Dentre os aprendizados resultantes desta dissertação, destacam-se, múltiplas possibilidades, mais do que oferecer uma conclusão única sobre o tema. A pesquisa produziu problematizações acerca do modo como esses conceitos tocaram (e permanecem tocando) esta docente-pesquisadora. Destaca-se também a necessidade de estar, enquanto mulher e professora, em constante desconstrução de representações, colocando-se ativamente frente a cada uma das situações que surgem e que vão sendo experienciadas no contexto formativo, percebendo as forças que imperam nas relações escolares para que as questões de corpo e gênero sejam ou não incorporadas nos ambientes educacionais, traçando, por fim, como as práticas pedagógicas podem ser experimentadas, buscando acolher e tornar presente essas questões com as crianças.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Castro, Roney Polato de
dc.contributor.referee2Barin, Ana Cláudia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229689695315494por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International