dc.creator | Michelon, Stefhani Dalla Nora | |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T11:48:50Z | |
dc.date.available | 2024-01-25T11:48:50Z | |
dc.date.issued | 2023-10-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31275 | |
dc.description.abstract | This master's thesis presents challenges and doubts to be problematized based on the philosophies of difference, elements which
have motivated this researcher to consider a teaching practice influenced by visual and/or textual diaries and issues of body and
gender, specifically concerning the production of educational practices with children. The research was driven by the following
question: What can a teaching practice with children, influenced by the concepts of body and gender and challenged by the
production of visual and/or textual diaries, achieve? From this issue, it proposes the implementation of experiments, such as
storytelling, drawing, enactments, and compositions with recyclable and non-structured materials, with a preschool class at the
Municipal School of Elementary Education Lívia Menna Barreto in Santa Maria (Rio Grande do Sul State, southern Brazil).
Biographematics, combined with visual and/or textual diaries, was employed as a methodological path to follow the procedures,
connecting with references including Guacira Lopes Louro (2021), Vivien Kelling Cardonetti and Marilda Oliveira de Oliveira
(2019), Vivien Kelling Cardonetti, Francieli Regina Garlet and Marilda Oliveira de Oliveira (2021), Gilles Deleuze and Félix Guattari
(1997), Gilles Deleuze (2003), Gilles Deleuze and Claire Parnet (1988-1989), César Donizetti Pereira Leite (2011), Roland Barthes
(1984, 2003, 2004, 2005), and Sandra Mara Corazza (2015). Among the learnings from this dissertation are multiple possibilities
rather than offering a single conclusion on the subject. The research raised questions about how these concepts affected (and
continue to affect) this teacher-researcher and also emphasizes the need, as a woman and teacher, for the continuous
deconstruction of representations, actively addressing each situation that arises and is experienced in the educational context,
recognizing the forces that prevail in school relationships for body and gender issues to be incorporated or not into educational
environments, and finally outlining how pedagogical practices can be experimented with, seeking to embrace and present these
issues to the children. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Infâncias | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Biografemática | por |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Body | eng |
dc.subject | Childhoods | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Biographematics | eng |
dc.title | Uma docência com infâncias atravessada pelos diários visuais e/ou textuais e pelas questões de corpo e gênero | por |
dc.title.alternative | Teaching childhoods through visual and/or textual diaries and body and gender issues | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Apresentam-se nesta dissertação de mestrado, desafios e dúvidas a serem problematizadas a partir das filosofias da diferença,
elementos que têm mobilizado esta pesquisadora a pensar uma docência atravessada pelos diários visuais e/ou textuais e
pelas questões de corpo e gênero, especificamente no que concerne à produção de práticas educativas com infâncias. A
pesquisa movimentou-se com a seguinte problematização: O que pode uma docência com infâncias atravessada pelos conceitos
de corpo e de gênero tensionada com a produção de diários visuais e/ou textuais? A partir desta problemática, propõe-se a
movimentação de experimentações, como contação de histórias, produção de desenhos, encenações e composições com
materiais recicláveis e não estruturados, junto a uma turma de Educação Infantil na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia
Menna Barreto, no município de Santa Maria/RS. Apostou-se na biografemática, aliada aos diários visuais e/ou textuais, como
caminho metodológico para acompanhar os procedimentos, colocar em conversação alguns referenciais como Guacira Lopes
Louro (2021), Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira (2019), Vivien Kelling Cardonetti, Francieli Regina Garlet e
Marilda Oliveira de Oliveira (2021), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1997), Gilles Deleuze (2003), Gilles Deleuze e Claire Parnet
(1988-1989), César Donizetti Pereira Leite (2011), Roland Barthes (1984, 2003, 2004, 2005) e Sandra Mara Corazza (2015).
Dentre os aprendizados resultantes desta dissertação, destacam-se, múltiplas possibilidades, mais do que oferecer uma
conclusão única sobre o tema. A pesquisa produziu problematizações acerca do modo como esses conceitos tocaram (e
permanecem tocando) esta docente-pesquisadora. Destaca-se também a necessidade de estar, enquanto mulher e professora, em
constante desconstrução de representações, colocando-se ativamente frente a cada uma das situações que surgem e que vão
sendo experienciadas no contexto formativo, percebendo as forças que imperam nas relações escolares para que as questões de
corpo e gênero sejam ou não incorporadas nos ambientes educacionais, traçando, por fim, como as práticas pedagógicas podem
ser experimentadas, buscando acolher e tornar presente essas questões com as crianças. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 | por |
dc.contributor.referee1 | Castro, Roney Polato de | |
dc.contributor.referee2 | Barin, Ana Cláudia | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4229689695315494 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |