Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhoz, Maria Alcione
dc.creatorFreitas Junior, Paulo Renato Martins de
dc.date.accessioned2024-01-29T12:55:44Z
dc.date.available2024-01-29T12:55:44Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31296
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis Course Completion Work - TCC, has as its main theme "special education and early childhood education, a necessary dialogue in the craft of educating young children" and, as its main objective, to investigate how the possible dialogues between special education, early childhood education, parents and guardians of young children in their insertion in the institutional environment and how the actions of the parties participate in the development of the subjects. In relation to the guiding research problem, the following question is asked: Are these regular school teachers able to seek out how to assist, and most importantly, understand all the audiences of children that reach them and how do teachers see this dynamic? The present research makes use of materials published on the internet and is classified as bibliographic, which scientific articles, books and theses that address the subject were explored and analyzed. The development of the current work is divided into three segments, namely "Fundamentals of the training of early childhood education teachers", which brings the process of training teachers working in early childhood education and the need for flexibility in this field; the second segment deals with of “Special education as a modality to contribute to the action of the early childhood education teacher”, which addresses an analysis of capacitance and how continuing education is relevant in terms of early childhood education and its sensitivity to children and their growth; and, finally, the last segment entitled “Necessary interlocution that bring the two fields of knowledge closer together: Early Childhood Education and Special Education” which presents the essential communications that teachers, management team, parents and guardians need to maintain in relation to the child's development. possible to perceive some important points: the level of formation of p Teachers, whether early childhood education or special education, always need to be in constant professional evolution, as well as the dialogue between the parts that surround the child need to be in synchrony and aiming at the full and individualized development of each subject. He was also able to perceive the very laws that underlie this dialogue, sometimes they are not followed as they should and this makes the whole process difficult and, therefore, teachers and administrators need to adapt to align the dialogues.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectContinuing education.eng
dc.titleEducação Especial e Educação Infantil: um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenaspor
dc.title.alternativeSpecial Education and early Children"s Education, a necessary dialogue in the trade of educing young childreneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem como tema principal “educação especial e educação infantil, um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas” e, como seu objetivo principal, investigar como se dão os possíveis diálogos entre educação especial, educação infantil, pais e responsáveis de crianças pequenas na inserção ao ambiente institucional e como a atuação das partes participam do desenvolvimento dos sujeitos. Em relação ao problema de pesquisa norteador, questiona-se: Esses professores do ensino regular estão aptos para buscarem como atender, e o mais importante, entender a todos os públicos de crianças que até eles chegam e como os professores vêem esta dinâmica? A presente pesquisa faz uso de materiais publicados na internet e está classifica-se como bibliográfica, a qual artigos científicos, livros e teses que abordam o tema foram explorados e analisados. O desenvolvimento do atual trabalho está dividido em três segmentos, sendo eles “Fundamento da formação de professores da educação infantil", sendo ela que traz o processo da formação de professores atuantes da educação infantil e a necessidade da flexibilidade neste campo; o segundo segmento trata da “Educação especial como uma modalidade a contribuir na ação do professor de educação infantil”, que aborda uma análise sobre capacitismo e como a formação continuada tem relevância no que tange educação infantil e sua sensibilidade com crianças e seu crescimento; e, para finalizar, o último segmento intitulado “Interlocução necessária que aproximem os dois campos do conhecimento: Educação infantil e Educação especial” que apresenta as comunicações imprescindíveis que professores, equipe diretiva, pais e responsáveis necessitam manter com relação ao desenvolvimento da criança. Como resultado da pesquisa realizada foram possíveis perceber alguns pontos importantes: o nível de formação de professores, sendo educação infantil ou educação especial, necessita sempre estar em constante evolução profissional, assim como o diálogo entre as partes que rodeiam a criança precisam estar em sincronia e visando o desenvolvimento pleno e individualizado de cada sujeito. Foi também capaz de perceber as próprias leis que fundamentam este diálogo, por vezes, não são seguidas como deveriam e isso dificulta todo processo e, sendo assim, professores e gestores precisam adequar-se para alinhar os diálogos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto