Prática restaurativa: a valorização do diálogo na gestão escolar
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Data
2016-08-08Autor
Arruda, Amália Rosângela da Silveira
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Objetivou-se através deste estudo analisar práticas restaurativas aplicadas em uma escola do município de Cerro Branco/RS e suas contribuições para a gestão escolar. Tais práticas envolvem técnicas de escuta ativa, mediação de conflitos e empoderamento, sendo estes os fatores que incentivam e potencializam o convívio pacificado entre as pessoas. Para tanto, optou-se metodologicamente por realizar uma pesquisa-ação de cunho qualitativo (CHIZZOTTI, 2006; GIL, 2002). Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se questionários, bem como encontros para realização e desenvolvimento da Prática Restaurativa. Os dados oriundos desta pesquisa foram analisados à luz de referenciais teóricos, sendo os principais: Costa (2007), Oliveira (2010), Dalberio (2007), Nunes (2011), Cury (2007), Paro (2016), Gadotti (2002). A partir deste estudo, constatou-se que as práticas restaurativas impulsionam à melhoria das relações interpessoais, a horizontalidade de ouvir e escutar seus colegas, o fomento ao diálogo, a resolução de conflitos, entre outros aspectos. Desta forma, conclui-se que a implementação das práticas restaurativas no ambiente escolar contribui diretamente para uma gestão focada pelos valoresdemocráticos e na busca pelo crescimento de toda comunidade escolar.
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