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dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorArruda, Amália Rosângela da Silveira
dc.date.accessioned2017-07-20T15:03:30Z
dc.date.available2017-07-20T15:03:30Z
dc.date.issued2016-08-08
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3130
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze restorative practices applied in a school of the city of Cerro Branco/RS and its contributions to school management. Such practices concern techniques of active listening, mediation of conflicts, and empowering, being these the facts that stimulate and enhance the peaceful socializing among people. In order to do so, the methodology chose was action-research of the qualitative paradigm (CHIZZOTTI, 2006; GIL, 2002). As instrument of data collection, the researcher used questionnaires, as well as meetings to perform and develop the Restorative Practice. Data collected were analyzed under the light of the theoretical frameworks, whose mainly are: Costa (2007), Oliveira (2010), Dalberio (2007), Nunes (2011), Cury (2007), Paro (2016), Gadotti (2002). From this study, it was noticed that the restorative practices propelled the improvement of the interpersonal relationships, the horizontal nature of hearing and listening to peers, the promotion of dialogue, the resolution of conflicts, among other aspects. Thus, it is concluded that the implementation of restorative practices in the school environment directly contributes to a management focused on democratic values and on the search for the development of all school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPráticas restaurativaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDiálogopor
dc.titlePrática restaurativa: a valorização do diálogo na gestão escolarpor
dc.title.alternativeRestorative practice: the appreciation of dialogue in school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoObjetivou-se através deste estudo analisar práticas restaurativas aplicadas em uma escola do município de Cerro Branco/RS e suas contribuições para a gestão escolar. Tais práticas envolvem técnicas de escuta ativa, mediação de conflitos e empoderamento, sendo estes os fatores que incentivam e potencializam o convívio pacificado entre as pessoas. Para tanto, optou-se metodologicamente por realizar uma pesquisa-ação de cunho qualitativo (CHIZZOTTI, 2006; GIL, 2002). Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se questionários, bem como encontros para realização e desenvolvimento da Prática Restaurativa. Os dados oriundos desta pesquisa foram analisados à luz de referenciais teóricos, sendo os principais: Costa (2007), Oliveira (2010), Dalberio (2007), Nunes (2011), Cury (2007), Paro (2016), Gadotti (2002). A partir deste estudo, constatou-se que as práticas restaurativas impulsionam à melhoria das relações interpessoais, a horizontalidade de ouvir e escutar seus colegas, o fomento ao diálogo, a resolução de conflitos, entre outros aspectos. Desta forma, conclui-se que a implementação das práticas restaurativas no ambiente escolar contribui diretamente para uma gestão focada pelos valoresdemocráticos e na busca pelo crescimento de toda comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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