Metodologia de ensino na formação esportiva na escola
Resumo
Neste trabalho, apresenta-se um estudo sobre as metodologias de ensino utilizadas na formação esportiva na escola. A partir dos estágios de formação esportiva, discute-se sobre os processos metodológicos no ensino dos esportes relacionando-os com os métodos de ensino utilizados, com a faixa etária, com as habilidades pré-desenvolvidas e com a realidade social do aluno. Entende-se que as práticas esportivas no âmbito escolar podem se pautar em metodologias e planejamentos de ensino que sustentem uma formação de qualidade, que possam legitimar o conteúdo a ser ensinado e que, de fato, proporcionem a formação integral e multilateral do educando. Destaca-se, neste trabalho, a metodologia de ensino baseada nos jogos condicionados (GARGANTA, 1998) como opção metodológica no ensino dos esportes pelo fato desta estimular nos alunos a inteligência tática, a técnica individual, a autonomia, o senso de responsabilidade, o poder de decisão, a capacidades de resolver problemas, a criatividade, a iniciativa e a leitura do jogo, de uma forma dinâmica, motivadora e espontânea. Desse modo, possibilitamos o desenvolvimento da formação integral do aluno a partir dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: