Experiências de competência cultural de profissionais de saúde na atenção às mulheres refugiadas em situação de violência: revisão sistemática qualitativa
Fecha
2023-11-27Primeiro coorientador
Paula, Cristiane Cardoso de
Primeiro membro da banca
Andrade, Cristiane Batista
Segundo membro da banca
Cardoso, Marilia Mastrocolla de Almeida
Terceiro membro da banca
Langendorf, Tassiane Ferreira
Quarto membro da banca
Costa, Marta Cocco da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A competência cultural constitui um determinante importante de (in)acessibilidade das mulheres
refugiadas na assistência à sua saúde, principalmente quando em situação de violência, e aplicar os
mesmos protocolos, diagnósticos e tratamentos para uma população culturalmente diferente implica não
reconhecer a validade cultural das ações de saúde. Objetivo: esta revisão sintetizou as evidências da
experiência de competência cultural dos profissionais de saúde na atenção às mulheres refugiadas em
situação de violência. Critério de inclusão: estudos primários com dados qualitativos, bem como
estudos interpretativos que se basearam nas experiências dos profissionais da saúde para atender
mulheres refugiadas em situação de violência. Método: foram seguidas as orientações metodológicas
do JBI para sínteses qualitativas, com abordagem meta- agregativa. As fontes de informações
constituíram-se na Scielo; MEDLINE via Pubmed, Scopus, Embase, ERIC, WoS, Cinahl, PMC, APA e
a BVS. A estratégia de busca foi aplicada nas bases de dados em novembro de 2022, e todos os idiomas
foram considerados para a inclusão. A seleção dos estudos deu-se com intermédio de softwares
bibliográficos. A extração dos dados deu-se pela ferramenta padronizada de extração. Para a avaliação
crítica dos estudos primários foi usado o instrumento padrão. A síntese, extração e agrupamento dos
dados foi realizada por meio do software padronizado. Todos os estudos identificados pela pesquisa
foram examinados em relação aos critérios de elegibilidade, e foram incluídos independentemente da
qualidade metodológica. Os resultados foram reunidos e categorizados com base na semelhança de
significado. Essas categorias foram submetidas a uma metassíntese para produzir um único conjunto
abrangente de resultados sintetizados. Resultados: cinquenta e nove estudos foram incluídos. A maioria
dos estudos apresentou qualidade moderada a baixa, após avaliação crítica. Desses estudos foram
extraídas 219 descobertas e agrupadas em 18 categorias. A sintetização das descobertas resultou em seis
meta-agregações que foram analisadas sob a luz do referencial teórico do Modelo Conceitual de
Competência Cultural. A convergência teórica do modelo mostrou que o construto da Consciência
cultural convergiu com a meta-agregação 04, agregando 27 descobertas; o Conhecimento Cultural com
a meta-agregação 02 e 05, agregando 56 descobertas; a Competência ou habilidades práticas culturais
convergiu com as metas-agregações 03 e 06, agregando 98 descobertas e o Apoio Organizacional com
a meta-agregação 01, e 37 descobertas. Conclusão: na experiência do profissional, há barreiras e
facilitadores para um cuidado pautado na competência cultural prestado às mulheres refugiadas, mesmo
que muitas vezes não percebido como tal. Essas barreiras e facilitadores, por sua vez, foram classificados
em domínios, tais como: domínio individual do profissional; domínio individual da mulher refugiada;
domínio coletivo do profissional e domínio institucional. Entende-se que a cultura precisa ser vista como
um importante marcador social, conhecer e compreender o impacto dos marcadores sociais de diferenças
como determinantes de violência são imperativos para o profissional desenvolver seu raciocínio social,
e atuar com uma inteligência cultural. Formula-se recomendações para a prática profissional, para a
política e para a pesquisa.
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