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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorSantos, Emily Tavares dos
dc.date.accessioned2024-01-31T13:57:37Z
dc.date.available2024-01-31T13:57:37Z
dc.date.issued2022-08-17
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31345
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe present work entitled “Deaf Alterity and Learning: Possibilities for Inclusion in Rural Schools” problematizes: How is the teaching and learning process of a deaf child included in the rural school context in Santa Maria/RS? Its main objective is to verify the school learning of a deaf child included, analyzing the possibilities in the teaching exercise facing the inclusion in the rural school in Santa Maria/RS. As specific objectives to investigate the methodology used by teachers during the educational process of this child. This is a ten-year-old deaf student who is attending the 5th year of Elementary School, in a rural school in the city of Santa Maria/RS. Pedagogical Opinions and Observations made and recorded in a Field Diary, by the author of this TCC, were used as an instrument for the research. The data for analysis of the study were collected during the pedagogical practice of the Supervised Internship - area of deafness, carried out at the same school, locus of this investigation. As a result of this investigation, first of all, it is necessary to understand the process of school inclusion of deaf alterity. It is necessary to observe the entire context that involves student learning and use the appropriate resources and methodologies for this purpose. Understand how the student appropriates these resources during the school trajectory, as well as the teaching methodology used, which guarantees and legitimizes an education focused on the difference and potential of the deaf. Therefore, there is a need to use sign language as a language of interaction and instruction and written Portuguese as a second language. Perhaps, it is possible to include the subject who lives the visual experience, in the context of the inclusive school. For this to be effective, it is necessary for the listening community to master the visual spatial language. It is considered that the data revealed in this study can drive further research in the field of education for the deaf, especially school inclusion, contributing to knowledge and new challenges in this field of activity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLibraspor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPoundseng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectLearningpor
dc.titleAlteridade surda e aprendizagem: possibilidades frente à inclusão na escola do campopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado “Alteridade Surda e Aprendizagem: Possibilidades frente à Inclusão na Escola do Campo” problematiza: Como acontece o processo de ensino e aprendizagem de uma criança surda incluída no contexto da escola do campo em Santa Maria-RS? Tem como objetivo central verificar a aprendizagem escolar de uma criança surda incluída, analisando as possibilidades no exercício de ensinar frente à inclusão na escola do campo em Santa Maria-RS. Como objetivos específicos investigar a metodologia utilizada pelos professores durante o processo educativo desta criança. Trata-se de um aluno surdo, com dez anos de idade, que está frequentando o 5° ano do Ensino Fundamental - EF, em uma escola do campo no município de Santa Maria-RS. Utilizou-se como instrumento para a pesquisa os Pareceres Pedagógicos e as Observações realizadas e registradas num Diário de Campo, pela autora deste TCC. Os dados para análise do estudo foram coletados durante a prática pedagógica do Estágio Supervisionado - área da surdez, realizado na mesma escola, lócus desta investigação. Como resultados desta investigação, antes de tudo, é preciso compreender o processo de inclusão escolar da alteridade surda. É preciso observar todo contexto que envolve a aprendizagem do aluno e utilizar os recursos e metodologias adequadas para este fim. Entender de que forma o aluno apropria-se desses recursos durante a trajetória escolar, como também, da metodologia de ensino utilizada, que garanta e legitime uma educação voltada para a diferença e potencialidades dos surdos. Sendo assim, há necessidade do uso da língua de sinais como língua de interação e instrução e o português escrito como segunda língua. Quiçá, seja possível incluir o sujeito que vive a experiência visual, no contexto da escola inclusiva. Para que isso possa se efetivar é preciso que a comunidade ouvinte domine a língua visual espacial. Considera-se que os dados revelados nesse estudo podem impulsionar outras pesquisas na área da educação dos surdos, principalmente da inclusão escolar, contribuindo assim para o conhecimento e novos desafios neste campo de atuação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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