O processo de reescrita na construção argumentativa: uma análise a partir das produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Resumen
A escrita ocupa um papel central na sociedade contemporânea, determinando o acesso a condições básicas para a existência. Desse modo, é a escola que deve possibilitar o desenvolvimento desta ferramenta social, preparando os alunos para a vida em sociedade, permitindo, assim, o pleno direito à cidadania. Para Koch (2002), a interação social se realiza através da língua, por meio da argumentatividade e, para Abreu (2009), é pela argumentação que o homem se coloca no mundo, a partir dos textos que produz. Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é analisar a importância do processo de reescrita na construção argumentativa de produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Vicente Farencena, em Santa Maria, RS. Como objetivos específicos, têm-se: (a) investigar as contribuições da reescrita na construção argumentativa no gênero textual Redação do Enem; (b) averiguar em que medida a reescrita espelha avanços no uso dos diferentes tipos de argumentos; e (c), verificar as potencialidades da pesquisa-ação para o ensino-aprendizagem de textos argumentativos. O método adotado é o da pesquisa-ação, que consiste em conhecer a realidade estudada, estabelecendo uma relação de cooperação entre participantes e pesquisadores (FRANCO; BETTI, 2018). Os textos foram analisados por meio de um quadro de critérios que contemplou aspectos do gênero e da argumentatividade.O público alvo da pesquisa são os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, estudantes da turma 92 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, localizada no Bairro Camobi, Santa Maria, RS. Foram elaboradas oficinas, a partir de uma produção textual diagnóstica, que ocorreram de outubro a novembro de 2024, no período regular das aulas de Língua Portuguesa. Os alunos produziram textos do gênero Redação do Enem, desenvolvendo o uso de diferentes recursos argumentativos, como os tipos de argumentos e os modalizadores discursivos. Foram realizadas três escritas, em sala de aula, com feedbacks fornecidos por meio de bilhetes orientadores, sendo selecionado o texto de um aluno, referido no estudo como Estudante XX, para análise. Como resultados, após as três escritas, pode-se constatar avanços no que diz respeito ao uso da argumentação, pois o Estudante XX selecionou diferentes tipos de argumentos de forma eficiente, fortalecendo um pouco o seu ponto de vista. Isso pode ser constatado ao se verificar que ele qualificou o emprego do argumento baseado em fatos e do argumento de autoridade na última versão do texto. A proposta de intervenção, conforme o gênero textual redação do Enem, também estava mais completa e mais próxima do que é esperado para este gênero. Dessa forma, ainda que a produção textual não esteja em um padrão de redação nota mil do Enem, entende-se que houve um grande avanço no que diz respeito à construção argumentativa do texto. Conclui-se que, diante de todos os desafios que se apresentam no cotidiano da prática escolar, que os resultados obtidos foram satisfatórios, contribuindo com o ensino de Língua Portuguesa, em especial a produção textual.