Letramento literário na educação de jovens e adultos integrada à educação profissional: uma metodologia crítico-transformadora
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos se torna uma modalidade da educação básica a partir da Lei de Diretrizes e Bases (Lei/9.394/96), desde então, é necessário pensar nas políticas públicas que englobam a modalidade e como propor metodologias que instiguem esses sujeitos a refletir criticamente sobre o mundo. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é discutir a perspectiva teórico-metodológica do Letramento Literário como possibilidade para promover um espaço dialógico na EJA. Como objetivos específicos, têm-se: (a) Investigar o percurso histórico da EJA e EJAEPT no Brasil em sua relação com práticas pedagógicas envolvendo literatura características para esse público; (b) Verificar em que medida os documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular contemplam e/ou orientam para o trabalho com literatura na EJA; e (c), Refletir sobre o Letramento Literário como uma metodologia viável para a modalidade. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de revisão bibliográfica com uma breve análise representativa que se apropria do Letramento Literário como metodologia crítica e transformadora na EJA, foi realizado um movimento de análise em uma sequência básica nos moldes de Rildo Cosson, produzida pela autora e dinamizada em uma turma de EJA-EPT no ano de 2023, a fim de verificar as potencialidades do trabalho com a literatura a partir do Letramento Literário, possibilitando um trabalho dialógico e voltado à formação de leitores às vistas de discorrer sobre o panorama histórico da EJA e EJA-EPT, o contexto do trabalho com a Literatura e o Letramento Literário (COSSON, 2006). Utilizou-se como aporte teórico, os documentos legais e orientadores de ensino, como a Base Nacional comum curricular (BNCC) e as legislações e políticas implementas para a Educação de Jovens e Adultos, além dos fundamentos teóricos de COSSON (2006) (2020), ARROYO (2017), SOARES (2002) e DI PIERRO;HADDAD (2000). Conclui-se que a utilização de um planejamento baseado nas sequências elaborados por Cosson contribuem na prática do trabalho pedagógico do professor e possibilitam uma formação crítica a partir da leitura de obras literárias. A dinamização dessa metodologia pode representar um avanço significativo na promoção da educação de qualidade para jovens e adultos, destacando a literatura como um componente pedagógico enriquecedor e formando uma comunidade de leitores.