Divulgação do livro ‘Vermelho, Branco e Sangue Azul’ no booktok: o influenciador Luca Guadagnini
Abstract
O presente trabalho trata sobre as estratégias de comunicação no booktok, com o objetivo de caracterizar as técnicas/estratégias de comunicação, utilizadas por um booktoker, na divulgação do livro ‘Vermelho, Branco e Sangue Azul’ em seu perfil no TikTok. Os objetivos específicos são: contextualizar o TikTok como espaço de comunicação estratégica e o universo literário dentro da plataforma; identificar os diferentes perfis dos booktokers que falam do livro ‘Vermelho, Branco e Sangue Azul’ e selecionar aquele que se destaca nesse contexto; mapear as técnicas/estratégias de divulgação do livro ‘Vermelho, Branco e Sangue Azul’ utilizadas pelo booktoker selecionado; verificar as visões do booktoker e de uma empresa de marketing de influência, sobre sua atuação no contexto investigado. Consiste em uma pesquisa qualitativa, exploratória por meio da observação, da pesquisa bibliográfica e da metodologia da entrevista. Os resultados do estudo permitiram identificar, cinco categorias de técnicas/estratégias: ‘Bookstan’, ‘Multiverso’, ‘Bolha VBS’, ‘Melhores Amigos’ e ‘Construção Participativa’, utilizadas pelo influenciador Luca Guadagnini.
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