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dc.creatorCosta, Sabrina Copetti da
dc.date.accessioned2024-02-07T12:47:27Z
dc.date.available2024-02-07T12:47:27Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31415
dc.description.abstractThis master's thesis is part of the Programa de Pós-Graduação em Educação of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and is aligned with the research line: Teaching, Knowledge, and Professional Development. The primary theoretical framework for this study is Cornelius Castoriadis' Theory of Social Imaginary, with the main objective of approaching the imaginaries of teachers who participated in cinema projects, specifically within the Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) at the Universidade Federal de Santa Maria. The aim was to construct an understanding of the relationship between participation in these projects and the potential learning and unlearning experiences for the professional teacher development (PTD) of these individuals.A qualitative research approach, inspired by the Research-formation framework (JOSSO, 2010), was employed, wherein the exploration of imaginaries utilized oral and filmic autobiographical narratives as investigative tools. To what extent might this participation have been formative in the educational journey of the teachers? This question guided the writing of this master’s thesis. Among the teachers who had previously participated in GEPEIS's cinema projects, three female pedagogues were randomly selected. During this research-formation, they participated in five Conversational Rounds (four in-person and one virtual) inspired by the Wheel and Record methodology (WARSCHAUER, 2017). Additionally, they were invited to create, based on a film exercise called Minuto Alice Guy-Blaché, later screened to the group. The teachers recounted formative teaching experiences transformed by aesthetic encounters with the seventh art through GEPEIS projects, sharing practices that emphasize sensitivity, enchantment, and imagination. This approach transcends reductionist educational projects that only consider rational aspects of training.The three teachers expressed a significant appreciation for and incorporation of art into their work in schools. Other constructed outcomes included the expansion of filmic repertoires and formative perspectives on schools, children, and professional teacher development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCinema e educaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectProdução audiovisualpor
dc.subjectPesquisa autobriográficapor
dc.subjectMinuto Alice Guy-Blachépor
dc.subjectCinema and educationeng
dc.subjectProfessional teacher developmenteng
dc.subjectAudiovisual productioneng
dc.subjectAutobiographical researcheng
dc.titleA aventura cinema: imaginários e desenvolvimento profissional docentepor
dc.title.alternativeThe cinema adventure: imaginaries and professional teacher developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da linha: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tendo como principal referencial teórico para esse estudo a teoria do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis, e como objetivo principal uma aproximação aos imaginários de docentes que participaram dos projetos sobre cinema, em específico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), da Universidade Federal de Santa Maria. Buscou-se construir um entendimento sobre a relação entre a participação nos referidos projetos e as possíveis aprendizagens e desaprendizagens para o desenvolvimento profissional docente (DPD) dessas pessoas. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, inspirada na Pesquisa-formação (JOSSO, 2010), em que a aproximação aos imaginários teve narrativas autobiográficas orais e fílmicas como dispositivos de investigação. Em que medida essa participação pode ter sido instituinte no trajeto formativo das docentes? Esta pergunta mobilizou a escrita desta dissertação. Dentre os/as docentes que já participaram dos projetos sobre cinema do GEPEIS, foram sorteadas três mulheres pedagogas, que participaram durante essa pesquisa-formação de cinco Rodas de Conversa (quatro presenciais e uma virtual) inspiradas na metodologia Roda e Registro (WARSCHAUER, 2017), bem como foram convidadas a criar, a partir de um exercício fílmico chamado Minuto Alice Guy-Blaché, posteriormente exibido ao grupo. As professoras narraram docências instituintes transformadas pelas experiências estéticas vividas com a sétima arte através dos projetos do GEPEIS e partilharam práticas que valorizam a sensibilidade, o encantamento e a imaginação, indo além de projetos educativos reducionistas que contemplam apenas aspectos racionais da formação. As três docentes expressaram grande valorização e presença de arte em sua atuação nas escolas. Outros resultados construídos foram a ampliação de repertórios fílmicos, assim como olhares instituintes sobre a escola, sobre as crianças e o desenvolvimento profissional docente.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.advisor-co1Miorando, Tania Micheline
dc.contributor.referee1Duarte, Rosália
dc.contributor.referee2Dalla Valle, Lutiere
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7383071033506332por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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