Mostrar registro simples

dc.creatorCassol, Marcia Silveira
dc.date.accessioned2024-02-07T14:30:18Z
dc.date.available2024-02-07T14:30:18Z
dc.date.issued2023-10-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31417
dc.description.abstractThis research is linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, in the Education and Art line and to the Research Group in Art, Visual Culture and Education (Mirarte). Thus, I set out to identify the visual repertoires that I carry, crossed by experiences that constitute me as a teacher in training, from the perspective of Visual Culture. I used the autobiographical perspective as a research methodology based on Fernando Hernandez and Montserrat Rifá (2011), entwined with visual cartographies with Fernando Hernandez (2018), as a way of thinking about teaching, as well as its resonances with pedagogical practices in Basic Education. Likewise, I sought support in experiences related to the way in which continuing education has reverberated in classroom practices, revisiting memories, deconstructing certainties that were important at a given moment, but were expanded here and made it possible to establish other ways of interpretation. Furthermore, the educational perspective of visual culture as an ally contributed to realizing the power of images, their articulations in educational and teacher training contexts by bringing to light the singularity of interpretation, as it triggered reflective processes surrounding the images that I continue to collect and that somehow mode intervenes in my ways of seeing and understanding myself as a teacher in transit. To this end, the objects of analysis and discussion come from three cartographies that were developed during this research, which I name as: Visual Cartographies 01: “My saved things affect me”; Visual Cartography 02: “Inhabited territories, mapping routes”; and finally, Visual Cartographies 03: “Teaching, I investigate and I produce visually”. In the meantime, I conclude by arguing about the affective and pedagogical power of visual methodologies and visual cartography in the context of teacher training as a process of self-reflection and self-education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCartografias visuaispor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectVisual cartographieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectAutobiographyeng
dc.titleCartografias visuais de uma professora em trânsito: a cultura visual como disparadora para uma autobiografia docentepor
dc.title.alternativeVisual cartographies of a teacher on the go: visual culture as a trigger for teaching autobiographyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha Educação e Arte e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (Mirarte). Assim, me propus a identificar os repertórios visuais que carrego, atravessados por experiências que me constituem docente em formação, sob o olhar da perspectiva da Cultura Visual. Recorri à perspectiva autobiográfica como metodologia da pesquisa a partir de Fernando Hernandez e Montserrat Rifá (2011), enredada pelas cartografias visuais com Fernando Hernandez (2018), como um modo de pensar sobre a docência, bem como suas ressonâncias às práticas pedagógicas na Educação Básica. Igualmente, busquei respaldo nas experiências relacionadas ao modo como a formação continuada tem reverberado nas práticas em sala de aula, revisitando memórias, desconstruindo as certezas que num dado momento foram importantes, mas aqui foram ampliadas e que possibilitaram estabelecer outras vias de interpretação. Outrossim, a perspectiva educativa da cultura visual como aliada contribuiu para perceber a potência das imagens, suas articulações em contextos educativos e de formação docente ao trazer à tona a singularidade da interpretação, pois acionou processos reflexivos entorno às imagens que sigo coletando e que de algum modo intervém em meus modos de ver e compreender(me) como professora em trânsito. Para tanto, os objetos de análise e discussão partem de três cartografias que foram desenvolvidas no decorrer desta pesquisa, ao qual nomeio como: Cartografias Visuais 01: “Meus guardados me afetam”; Cartografias Visuais 02: “Territórios habitados, mapeando percursos ”; e por último, Cartografias Visuais 03: “Docência, investigo e produzo visualmente”. Neste ínterim, concluo argumentando sobre a potência afetiva e pedagógica, metodologias visuais e das cartografias visuais no âmbito da formação docente como processo de autorreflexão e autoformação.por
dc.contributor.advisor1Dalla Valle, Lutiere
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7210555983862366por
dc.contributor.referee1Ferreira, Luis Carlos Pinheiro
dc.contributor.referee2Astudillo, Mario Reinaldo Vásquez
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2850926315646065por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International