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dc.creatorStürmer, Adriana
dc.date.accessioned2024-02-15T14:38:23Z
dc.date.available2024-02-15T14:38:23Z
dc.date.issued2018-03-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31478
dc.description.abstractThe present thesis aims at investigating the role performed by the tone as a distinctive trace of different televisual products which belong to the same subgenre – the talk shows –, as well as its possible incidence in the shows identity characterization process within the same TV network. The adopted methodological path on examining one airing of each one of the talk shows selected for analysis, inspired by the hjelmslevian theoretical postulates and by propositions of the greimasian discursive semiotics, is an adaptation of the methodology which has been developed in the ambit of the research group „Comunicação Televisual‟ – ComTV(CNPq) –, of UFSM, to the objectives and object of study of this investigation. The corpus of research is composed by four talk shows belonging to the two Brazilian TV networks which more often air this subgenre in the country, „TV Globo‟ (12 shows) and „Sistema Brasileiro de Televisão‟ (SBT – 11 shows): Caldeirão do Huck and Domingão do Faustão (TV Globo); Programa Raul Gil and Programa Silvio Santos (SBT). The analyses were carried out, thus, considering: (1) the paratextual relations, which bear the operation method of the TV networks, a brief history of this subgenre on Brazilian television, an updated overview of the talk shows aired on programming schedules of the country‟s major TV networks – TV Globo, SBT, Record and Band –, as well as a characterization of the two networks which air the analyzed shows (TV Globo and SBT); (2) the intertextual relations of paradigmatic character, which characterize the talk shows concerning their configurations of genre, subgenre, format, and tone; (3) the intratextual relations, which indicate how the procedures of tonalization pass by the update of the other discursive/expressive devices; (4) the intertextual relations of syntagmatic character, which examine how these texts recover or appropriate other texts, focusing tonalization procedures used in these adaptations. Finally, this work presents a comparison, confronting obtained results in order to verify, concerning the configuring tones of each one of the airings, those which are common to all analyzed shows; those which are reiterated by the shows within the same network; as well as those that distinguish productions, amongst themselves, and those of each of the two networks.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectProgramas de auditóriopor
dc.subjectTonalizaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectTelevisioneng
dc.subjectTalk showeng
dc.subjectTonalizationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleProgramas de auditório: o tom como traço identitáriopor
dc.title.alternativeTalk shows: the tone as trace of identityeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente tese propõe-se a investigar a função desempenhada pelo tom como traço distintivo de diferentes produtos televisuais pertencentes a um mesmo subgênero – os programas de auditório –, bem como sua possível incidência no processo de caracterização identitária de programas de uma mesma emissora de televisão. O percurso metodológico adotado no exame de uma emissão de cada um dos programas de auditório selecionados para a análise, inspirado nos postulados teóricos hjelmslevianos e em proposições da semiótica discursiva greimasiana, é uma adaptação da metodologia que vem sendo desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Comunicação Televisual – ComTV (CNPq) –, da UFSM, aos objetivos e objeto de estudo da presente investigação. O corpus da pesquisa é composto por quatro programas de auditório pertencentes às duas emissoras de televisão brasileiras que mais veiculam esse subgênero no país, a TV Globo (12 programas) e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT – 11 programas): Caldeirão do Huck e Domingão do Faustão (TV Globo); Programa Raul Gil e Programa Silvio Santos (SBT). As análises foram realizadas, assim, considerando: (1) as relações paratextuais, que comportam o modo de funcionamento das emissoras de televisão, um breve histórico desse subgênero na televisão brasileira, um panorama atualizado dos programas de auditório em exibição nas grades de programação das principais redes de televisão do país – TV Globo, SBT, Record e Band –, bem como uma caracterização das duas emissoras que veiculam os programas em análise (TV Globo e SBT; (2) as relações intertextuais de caráter paradigmático, que caracterizam os programas de auditório no que concerne às suas configurações de gênero, subgênero, formato, e tom; (3) as relações intratextuais, que indicam como os procedimentos de tonalização perpassam a atualização dos demais dispositivos discursivos/expressivos; (4) as relações intertextuais de caráter sintagmático, que examinam como esses textos recuperam ou se apropriam de outros textos com foco nos procedimentos de tonalização empregados nessas adaptações. Finalmente, o trabalho apresenta uma comparação, confrontando os resultados obtidos de forma a verificar, partindo dos tons configuradores de cada uma das emissões, aqueles que são comuns a todos os programas analisados; aqueles que são reiterados por todos os programas de uma mesma emissora; bem como aqueles que distinguem as produções, entre si, e as de cada uma das duas emissoras.por
dc.contributor.advisor1Duarte, Elizabeth Bastos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200128190656063por
dc.contributor.referee1Tomaim, Cássio dos Santos
dc.contributor.referee2Castro, Maria Lilia Dias de
dc.contributor.referee3Rosário, Nisia Martins do
dc.contributor.referee4Puhl, Paula Regina
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2330555247668879por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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