dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Ceretta, Marina | |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T11:20:12Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T11:20:12Z | |
dc.date.issued | 2024-02-08 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31480 | |
dc.description.abstract | This research is a Final Course Work that aims to understand how teacher learning and the formative processes of students in the night pedagogy course at UFSM occur. The specific objectives were: the identification of challenges during the initial formation of students; the identification of which formative actions were chosen by students in initial training; and the understanding of students' ideas about the curriculum they experience in the Night Pedagogy at UFSM. For this, a qualitative methodology with a sociocultural narrative approach was used, supported by the studies of Bolzan (2001, 2009, 2019, 2022), based on Vygotsky (1993) and Freitas
(2000). This methodology allows us to highlight the subjects, their speeches,
conceptions, experiences, and meanings, all through narrated interviews, which were conducted with students in the last semesters of the Night Pedagogy course at UFSM. To develop the interpretive process, we started from the formative processes category that unfolded into three dimensions. Namely: paths traveled, formative experiences, and study activity. As findings, we highlight that: Initial Training is seen as incomplete and insufficient to provide insertion in the field of the profession, although it is known that it is an initial training; extracurricular activities are not always
sought by subjects in training, considering the need to prioritize work, since it is the family's livelihood; although they know how to organize their formative process, there is no explicit concern about the sequence or importance of the curricular design; and, finally, there is an evident difficulty in understanding the theory/practice relationship highlighted as nonexistent for those who have not yet been able to deepen their study activity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processos formativos | por |
dc.subject | Pedagogia noturno | por |
dc.subject | Estudantes trabalhadores | por |
dc.subject | Aprendizagem docente | por |
dc.title | Processos formativos e aprendizagem docente: desafios da Pedagogia Noturno da UFSM | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Noturno - Licenciatura | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo
compreender como acontece a aprendizagem docente e os processos formativos
dos estudantes do curso de pedagogia noturno da UFSM. Como objetivos
específicos foram pautados: a identificação dos desafios durante a formação inicial
dos estudantes; a identificação de quais foram as ações formativas escolhidas pelos
estudantes na formação inicial; e o conhecimento das ideias dos estudantes sobre o
currículo que eles vivenciam na Pedagogia Noturno da UFSM. Para tanto, foi
utilizado a metodologia qualitativa com abordagem narrativa de cunho sociocultural,
usando de suporte teórico os estudos de Bolzan (2001, 2009, 2019, 2022), pautados
em Vygotsky (1993) e Freitas (2000). Esta metodologia nos permite evidenciar os
sujeitos, suas falas, concepções, vivências e significados, tudo isso através de
entrevistas narradas, que foram realizadas com estudantes dos últimos semestres
do curso de Pedagogia Noturno da UFSM. Para desenvolver o processo
interpretativo, partiu-se da categoria processos formativos que se desdobrou em três
dimensões. A saber: percursos percorridos, experiências formativas e atividade de
estudo. Como achados destacamos que: a formação inicial é vista como incompleta
e insuficiente de fornecer a inserção no campo da profissão, embora se saiba que é
uma formação inicial; as atividades extracurriculares nem sempre são buscadas pelo
sujeitos em formação, tendo em vista a necessidade de priorizar o trabalho, uma vez
que ele é o sustento da família; embora saibam como devem organizar seu processo
formativo não há uma preocupação explícita acerca da sequência ou importância do
desenho curricular. E, por fim, há uma evidente dificuldade de compreensão acerca
da relação teoria/prática destacada como inexistente para aqueles que ainda não
conseguiram aprofundar sua atividade de estudo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |