Futebol, jogo e paixão: a Copa do Mundo de 2014 em capas de jornais
Visualizar/ Abrir
Data
2019-03-22Primeiro membro da banca
Campos, Anderson Gurgel
Segundo membro da banca
Schmitz Filho, Antonio Guilherme
Terceiro membro da banca
Castro, Marilia Lília Dias de
Quarto membro da banca
Soares, Rafael Fortes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Apresentamos a tese de que numa cobertura de Copa do Mundo de Futebol, as instâncias jornalísticas manifestam, sustentam e promovem posicionamentos editoriais através da mobilização de um cenário passional intrínseco à competição e de marcas discursivas que enunciam aspectos de investimento da subjetividade. Para construí-la, partimos do princípio de que é pela via de aspectos passionais que a discursivização dos acontecimentos relativos à Copa do Mundo de Futebol de 2014 configura o modus operandi das instâncias jornalísticas. Nesse contexto, entendemos as paixões como componente basilar de discursos e revelador de intencionalidades. Diante disso, propomos responder que aspectos passionais e que posicionamentos editoriais são assumidos e promovidos ao longo do referido evento. A investigação mobiliza as noções de jogo, esporte em seu viés comunicacional e semiótico e futebol como um conjunto articulado de metáforas. Como objeto empírico de análise escolhemos capas de jornais impressos brasileiros publicadas durante o período de realização dos jogos e respectiva cobertura (12 de junho à 14 de julho de 2014). De um universo de 405 capas, 49 constituem o corpus analítico da presente tese. Nelas, procuramos reconhecer as características de sua experiência como dispositivo comunicacional e semiótico de promocionalidade da atividade jornalística. Além da capacidade de síntese e hierarquização, a capa de jornal se apresenta a partir da passionalização constante dos acontecimentos, com objetivo de tocar ou promover vínculos afetivos com o leitor. Para as análises, recorremos ao aporte teórico-metodológico da semiótica discursiva greimasiana, utilizando-se de preceitos relativos às paixões e ao percurso gerativo de sentido. Explorando o nível discursivo, aprofundamos a análise do investimento temático-figurativo presente nas capas. Os resultados apontam para o predomínio de traços semânticos relacionados a paixões de alegria e paixões de tristeza na configuração dos percursos temáticos. Conforme sugerido pelo referencial teórico, dimensão metafórica, ufanismo, complexo de vira-latas, Maracanazo e frustração aparecem como elementos estruturantes dos discursos. Observamos que os posicionamentos editoriais são marcados pela exploração de discursos polarizados. Passa-se da defesa de um ponto de vista a outro sem mediação e de modo indiscriminado. Ao passo que se sustenta um discurso de união, patriotismo e orgulho nacional no início da Copa do Mundo, as instâncias jornalísticas movem-se por um discurso passional de raiva, desprezo e frustração ao final da competição. Concluímos com a análise das capas que as instâncias jornalísticas promovem posicionamentos ambivalentes e provincianos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: