Educação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria - RS
Abstract
Essa pesquisa versa sobre o processo inclusivo de alunos que frequentam uma escola especial de Santa Maria RS. Buscou-se a partir disso investigar as
representações dos gestores frente às políticas públicas inclusivas, considerando o contexto educacional o qual seus alunos estão inseridos. Assim, foi possível realizar uma discussão teórica onde coube a articulação dos campos da gestão escolar, inclusão educacional e as políticas públicas. Esses aspectos foram sendo evidenciados ao longo da pesquisa e possibilitaram remontar o passado da educação especial perpassando pela evolução histórica das políticas públicas
inclusivas. A investigação tomou como referência a abordagem qualitativa adotando como método a análise de conteúdo. Foram feitas entrevistas reflexivas com cinco professores da escola especial, os quais responderam questões referentes aos eixos antes mencionados. Quanto a isso, pôde-se identificar certo desconforto dos professores, frente à formatação generalizante das políticas públicas, tendo em vista a inviabilidade inclusiva de muitos de seus alunos. As argumentações desses sujeitos revelam uma preocupação com a continuidade do processo educativo dos alunos de escolas especiais dentro do sistema inclusivo envolvendo a questão formativa e estrutural da equipe escolar.
Collections
- Gestão Educacional [298]