dc.contributor.advisor | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.creator | Pinheiro, Daiane | |
dc.date.accessioned | 2014-07-24T15:22:10Z | |
dc.date.available | 2014-07-24T15:22:10Z | |
dc.date.issued | 2009-07-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/315 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research is about the process inclusive of students who attend a special school
in Santa Maria - RS. We tried to investigate it from the front offices of managers
inclusive public policies, considering the educational context in which their students
belong. It was possible to perform a theoretical discussion which had a link from the
fields of school management, including education and public policy. These aspects
were highlighted during the research and make back the past for special education
permeated by the historical development of inclusive public policies. The research
took as a reference to adopting a qualitative approach as a method of content
analysis. Reflective interviews were conducted with five teachers from special
schools, who answered questions relating to areas listed above. As a result, it was
possible to identify certain discomfort of teachers, in the format generally public
policies in order to unviability inclusive of many of their students. The arguments of
these subjects show a concern with the continuity of the educational process of
students of special schools within the inclusive system involving the issue of
structural training and the school team. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Políticas públicas de inclusão | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Escola especial | por |
dc.title | Educação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Inclusive education in perspective: a reflection on the process from the representations of school administrators of special Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa versa sobre o processo inclusivo de alunos que frequentam uma escola especial de Santa Maria RS. Buscou-se a partir disso investigar as
representações dos gestores frente às políticas públicas inclusivas, considerando o contexto educacional o qual seus alunos estão inseridos. Assim, foi possível realizar uma discussão teórica onde coube a articulação dos campos da gestão escolar, inclusão educacional e as políticas públicas. Esses aspectos foram sendo evidenciados ao longo da pesquisa e possibilitaram remontar o passado da educação especial perpassando pela evolução histórica das políticas públicas
inclusivas. A investigação tomou como referência a abordagem qualitativa adotando como método a análise de conteúdo. Foram feitas entrevistas reflexivas com cinco professores da escola especial, os quais responderam questões referentes aos eixos antes mencionados. Quanto a isso, pôde-se identificar certo desconforto dos professores, frente à formatação generalizante das políticas públicas, tendo em vista a inviabilidade inclusiva de muitos de seus alunos. As argumentações desses sujeitos revelam uma preocupação com a continuidade do processo educativo dos alunos de escolas especiais dentro do sistema inclusivo envolvendo a questão formativa e estrutural da equipe escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |