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dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorPinheiro, Daiane
dc.date.accessioned2014-07-24T15:22:10Z
dc.date.available2014-07-24T15:22:10Z
dc.date.issued2009-07-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/315
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research is about the process inclusive of students who attend a special school in Santa Maria - RS. We tried to investigate it from the front offices of managers inclusive public policies, considering the educational context in which their students belong. It was possible to perform a theoretical discussion which had a link from the fields of school management, including education and public policy. These aspects were highlighted during the research and make back the past for special education permeated by the historical development of inclusive public policies. The research took as a reference to adopting a qualitative approach as a method of content analysis. Reflective interviews were conducted with five teachers from special schools, who answered questions relating to areas listed above. As a result, it was possible to identify certain discomfort of teachers, in the format generally public policies in order to unviability inclusive of many of their students. The arguments of these subjects show a concern with the continuity of the educational process of students of special schools within the inclusive system involving the issue of structural training and the school team.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicas de inclusãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEscola especialpor
dc.titleEducação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeInclusive education in perspective: a reflection on the process from the representations of school administrators of special Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEssa pesquisa versa sobre o processo inclusivo de alunos que frequentam uma escola especial de Santa Maria RS. Buscou-se a partir disso investigar as representações dos gestores frente às políticas públicas inclusivas, considerando o contexto educacional o qual seus alunos estão inseridos. Assim, foi possível realizar uma discussão teórica onde coube a articulação dos campos da gestão escolar, inclusão educacional e as políticas públicas. Esses aspectos foram sendo evidenciados ao longo da pesquisa e possibilitaram remontar o passado da educação especial perpassando pela evolução histórica das políticas públicas inclusivas. A investigação tomou como referência a abordagem qualitativa adotando como método a análise de conteúdo. Foram feitas entrevistas reflexivas com cinco professores da escola especial, os quais responderam questões referentes aos eixos antes mencionados. Quanto a isso, pôde-se identificar certo desconforto dos professores, frente à formatação generalizante das políticas públicas, tendo em vista a inviabilidade inclusiva de muitos de seus alunos. As argumentações desses sujeitos revelam uma preocupação com a continuidade do processo educativo dos alunos de escolas especiais dentro do sistema inclusivo envolvendo a questão formativa e estrutural da equipe escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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