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A competitividade da cadeia de valor global da carne de frango: o caso da Mais Frango Miraguaí LTDA.

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MIRITZ, LUCIANE DITTGEN.pdf (2.438Mb)
Data
2016-03-30
Autor
Miritz, Luciane Dittgen
Primeiro orientador
Marion Filho, Pascoal José
Primeiro membro da banca
Waquil, Paulo Dabdab
Segundo membro da banca
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Terceiro membro da banca
Costa, Nilson Luiz
Quarto membro da banca
Bender Filho, Reisoli
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A economia mundial mudou acentuadamente nas últimas três décadas do século XX, especialmente nas áreas de comércio internacional e organização industrial. Dentro dessa nova configuração global os mercados ampliaram e afetaram a organização das indústrias e a cadeia de valor das empresas, exigindo novas políticas dos países para fazer frente às alterações no ambiente internacional. Esta tese tem por objetivo analisar a Cadeia de Valor Global (CVG) da carne de frango produzida pela agroindústria Mais Frango Miraguaí Ltda., no Rio Grande do Sul, e determinar, a partir da empresa, a fonte de sua competitividade nas exportações. Desta forma foi descrita a CVG da agroindústria Mais Frango Miraguaí Ltda.; determinou-se os estímulos para os criadores de frango e para o frigorífico na CVG; foi avaliada a vantagem competitiva da agroindústria na produção de carne de frango para o mercado internacional; e identificou-se os efeitos das nos custos praticados na CVG. Para tal foram analisadas a CVG da agroindústria, através de entrevistas com os gestores da empresa, com a assistência técnica e com produtores rurais, e foram coletados dados relacionados aos custos de produção, referentes à setembro de 2015. O elo coordenador da CVG é o frigorífico, tendo este a montante os produtores rurais e demais fornecedores de insumos, e a jusante o mercado consumidor, no mercado interno e externo. A competitividade da cadeia foi analisada por meio da Matriz de Análise de Políticas (MAP), onde se comprovou sua eficiência com o produto Shawarma (peito e coxas desossadas em uma peça inteira) produzido pelo estabelecimento representativo. A CVG é competitiva, visto que esta apresenta lucros a preços privados e possui vantagem comparativa, sendo que os lucros sociais são também positivos, mesmo a cadeia sendo agravada pela carga tributária e encargos sociais. Constatou-se que a coordenação cativa, através dos contratos de integração existente entre o frigorífico e o produtor, a utilização de alto padrão genético, rigoroso manejo sanitário, gerenciamento eficiente e agregação de valor ao produto, são os principais elementos que constituem a competitividade desta cadeia.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3151
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Administração [25]

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