Gênero e educação física escolar: a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental na pauta do GTT gênero do colégio brasileiro de ciências do esporte
Resumen
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetivou identificar as relações de
gênero na educação física escolar dentro da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, tratadas nas produções acadêmicas do Grupo de Trabalho
Temático Gênero (GTT 07-Gênero) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
(CBCE). Para a construção do referencial teórico e metodológico utilizamos estudos
de Altmann (2014; 2015), Freire (1967), Goellner (2013), Scott (1989), Miranda (2008),
Gil (1991) e Gomes (2002). A metodologia desta pesquisa configura-se em uma
pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi realizado um levantamento dos
resumos presentes nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
(CONBRACE) no GTT Gênero, no período de 2015 a 2021, que tratassem do tema
da pesquisa. Foram encontrados 6 trabalhos, os quais foram analisados a partir das
categorias “Gênero/Identidade de gênero” e “Educação Física Escolar”. Identificou-se
ao longo das edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte um aumento do
número de trabalhos publicados e que o autor Jorge Dorfman Knijnik, a autora Judith
Butler e a autora Guacira Lopes Louro foram os(as) autores(as) mais utilizados como
referência. Na análise das categorias, foram encontradas as seguintes afirmações: a)
a descrição da importância do respeito ao diferente, b) a importância do professor(a)
estar atento(a) para não reforçar estereótipos hegemônicos; c) o professor(a) precisa
ter uma perspectiva inclusiva; d) a importância de compreender o cenário histórico e
atual sobre a estrutura de poder do masculino; e) a necessidade de se criar espaços
de enfrentamento das desigualdades e; f) a demanda de se trabalhar a autoafirmação
da criança e dos jovens sem o medo de se enunciar na sociedade. Conclui-se que os
elementos analisados reafirmam a importância das discussões de gênero na
Educação Física Escolar, sobretudo quanto à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: