Movimento #ficaespanhol: uma análise semântica-enunciativa sobre a política linguística de manutenção da oferta de língua espanhola nas escolas públicas do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2023-12-18Primeiro membro da banca
Mota, Sara dos Santos
Segundo membro da banca
Silva, Angelise Fagundes da
Terceiro membro da banca
Martins, Taís da Silva
Quarto membro da banca
Fialho, Vanessa Ribas
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese de Doutorado apresenta uma questão de pesquisa pensada a partir do
Movimento #FicaEspanhol, considerando-o como um movimento político- linguístico
em defesa da oferta do ensino da língua espanhola nas escolas públicas do Rio
Grande do Sul (RS). A pesquisa desenvolvida se propõe a analisar os argumentos,
que destacam as razões pelas quais é relevante a presença do espanhol na escola e
que constituem os textos das moções de apoio ao Movimento #FicaEspanhol. As
moções foram produzidas pelas Câmaras de Vereadores dos municípios do Rio
Grande do Sul, em apoio ao Projeto da Emenda Constitucional da PEC 270/2018.
Para o desenvolvimento da tese busca-se: discorrer sobre o percurso histórico e
político-linguístico do ensino do espanhol no Brasil; apresentar as diferentes
perspectivas da política linguística como campo do saber; discutir noções teóricas da
Semântica Histórica da Enunciação; apresentar o corpus da pesquisa para análise dos
argumentos reescriturados nos textos das moções de apoio e identificar seus sentidos
políticos. Esta tese adota como aporte teórico-metodológico os estudos em Política
Linguística (Lagares, 2011-2018; Calvet, 2002-2007), destacando suas diferentes
perspectivas: planejamento linguístico, ideologias linguísticas, glotopolítica e política
de línguas. Articula-se ao panorama teórico da Política linguística, os estudos
enunciativos a partir da proposta da Semântica do Acontecimento (Guimarães, 2017-
2018). Nessa filiação teórica, retoma-se noções como espaço de enunciação, locutor e
alocutário assim como de argumentação e argumentatividade. O gesto analítico se
vale do procedimento da reescrituração para analisar como a importância da oferta do
ensino da língua espanhola é redita e ressignificada nos argumentos dos textos das
moções de apoio. Os sentidos que emergem dos argumentos funcionam no redizer
sobre o lugar político do espanhol, evidenciados por espaços de enunciação
específicos da manifestação coletiva representada nos textos. O corpus da análise se
constitui em 54 moções de apoio, das quais foram selecionadas cinco moções que
representam cada região do estado do RS (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). No
recorte dos textos das moções de apoio foram selecionadas Sequências Enunciativas
(SE) nas quais se identificaram argumentos históricos, políticos, demográficos,
culturais e comerciais para reafirmar a importância da língua espanhola no contexto
gaúcho. A análise das reescriturações, nas sequências enunciativas, possibilitou
compreender o movimento argumentativo, que se reescreve dentro do próprio texto
para dizer a mesma coisa, por que é importante ofertar espanhol na escola. Concluise, por fim, que os dizeres das moções de apoio representam uma voz coletiva que
reafirma a importância da oferta do ensino da língua espanhola nas escolas públicas,
em um discurso político-linguístico, em defesa da valorização do espanhol no sistema
escolar brasileiro.
Collections
The following license files are associated with this item: