Mostrar registro simples

dc.creatorPietrobelli, Sirlei
dc.date.accessioned2024-03-06T11:35:50Z
dc.date.available2024-03-06T11:35:50Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31614
dc.description.abstractTechnological-Pedagogical Fluency (FTP) is the learning and knowledge necessary to integrate technologies into the pedagogical process, in a way that constantly reflects on practice and realizes how this action-reflection-action in everyone's education. From this perspective, the general objective of the dissertation is to understand the basic theoretical-practical knowledge of school managers' FTP for the development of pedagogical, administrative and financial activities in Basic Education. Qualitative research evolved as a methodological approach to DesignBased Research (DBR). The delimitation, organization, analysis and synthesis of data occurred from three Cartographic Matrices: the Dialogical-Problematizing Matrix (MDP), the Thematic-Organizing Matrix (MTO) and the Thematic-Analytical Matrix (MTA). The data was produced through document analysis, participant observation and semi-structured interviews with two managers from the state Basic Education network of Palmeira das Missões. And as a product arising from research in DBR, the “Podcast Café Fluente” was produced, based on the managers' conceptions about FTP and its relevance in the three pedagogical, administrative and financial dimensions. Thus, it is concluded that having basic knowledge of FTP enhances the development of management action as a whole. FTP in school management is a recent approach that requires public policies for continued training for managers, in accordance with the demands of everyday school life, taking into account the particularities of the contexts and everyone involved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação básica conectadapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFluência tecnológico-pedagógicapor
dc.subjectConnected basic educationeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectTechnological-pedagogical fluencyeng
dc.titleEducação básica conectada: fluência tecnológico-pedagógica e a gestão escolarpor
dc.title.alternativeConnected basic education: school management and technological-pedagogical fluenceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) é aprendizagem e conhecimento requerido para integralizar as tecnologias ao processo pedagógico, de modo que em constante reflexão sobre a prática e ao perceber como esta ação-reflexão-ação contribui na educação de todos. Nesta perspectiva, o objetivo geral da dissertação é compreender os conhecimentos teórico-práticos basilares da FTP dos gestores escolares para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras na Educação Básica. A pesquisa de caráter qualitativo adotou como abordagem metodológica o Design-Based Research (DBR). A delimitação, organização, análise e sínteses dos dados ocorreram a partir das três Matrizes Cartográficas: a Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), a Matriz TemáticoOrganizadora (MTO) e a Matriz Temático-Analítica (MTA). Os dados foram produzidos através da análise de documentos, observação participante e entrevista semiestruturada com duas gestoras da rede estadual da Educação Básica de Palmeira das Missões. E como produto oriundo da pesquisa em DBR foi produzido o “Podcast Café Fluente”, a partir das concepções das gestoras sobre FTP e a relevância nas três dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Assim, conclui-se que ter conhecimentos basilares da FTP potencializa o desenvolvimento da ação gestora como um todo. A FTP na gestão escolar é uma abordagem recente que exige políticas públicas de formação continuada para os gestores, de acordo com as demandas do cotidiano escolar levando em consideração as particularidades dos contextos e de todos os envolvidos.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Conte, Elaine
dc.contributor.referee2Jacques, Juliana Sales
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2443547356421646por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International