Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Gabriela dos Santos
dc.date.accessioned2024-03-06T13:12:58Z
dc.date.available2024-03-06T13:12:58Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31617
dc.description.abstractThe theme of this Dissertation aimed to deepen the studies on teacher continuing education and literacy. It is known that the process of literacy acquisition is a fundamental milestone in a child's school entry and the foundation of all school teaching. In this way, many discussions about this theme have emerged in the fields of education, psychology, linguistics, and sociolinguistics. In this sense, this research is linked to LP1, from the Graduate Program of the Federal University of Santa Maria, and aimed to analyze how the continuing education received by the literacy teacher contributed to and impacted her teaching practice. During this research, we sought to highlight that the teaching of Portuguese in schools has been challenged by the discussion between teaching standard Portuguese for the democratization of education and the linguistic valorization of the lower classes. Therefore, based on a qualitative research approach, we aimed to investigate and recognize to what extent the continuing education received by the literacy teacher contributed to and impacted her teaching practice. For this purpose, the data collection technique was carried out through interviews and observations. From the analysis of the collected information, the categories of analysis for this qualitative investigation were constructed. To analyze the research findings, the available materials were organized, selecting the material for analysis and seeking to bring reflections and possible solutions to the problem at hand. In this sense, it was concluded that the continuing education received through UFSM, via PNAIC, and through SMED, via PRONLA, provided the theoretical and methodological foundations for the literacy teacher's constructivist teaching practice, contributing to the literacy process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectAlphabetizationeng
dc.subjectContinuing formation of teacherseng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleTrilhando caminhos na alfabetização: impactos da formação continuada na prática de uma professora alfabetizadorapor
dc.title.alternativeTraveling paths in literacy: impacts of continuing training on the practice of a literacy teachereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO tema dessa Dissertação teve como perspectiva aprofundar os estudos sobre formação continuada de professores e alfabetização. Sabe-se que o processo de apropriação da leitura e da escrita é um marco fundamental da inserção da criança na escola e base de todo ensino escolar. Dessa forma, surgiram, nos campos da educação, da psicologia, da linguística, e da sociolinguística muitas discussões acerca deste tema. Nesse sentido, esta pesquisa está vinculada à LP1, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria e teve como objetivo analisar como a formação continuada que a professora alfabetizadora recebeu contribuiu e impactou na sua prática docente. Durante essa pesquisa, buscamos evidenciar que o ensino de português nas escolas tem sido tensionado pela discussão entre ensinar a língua portuguesa padrão para democratização do ensino e a valorização linguística das classes populares. Buscou-se, então, a partir de uma pesquisa qualitativa, investigar e reconhecer em que medida a formação continuada que a professora alfabetizadora recebeu contribuiu e impactou na sua prática docente. Para tanto, a técnica para coleta de informações foi realizada através de entrevista e de observação. A partir da análise das informações coletadas, foram construídas as categorias de análise desta investigação qualitativa. Para análise dos achados da pesquisa, foram organizados os materiais disponíveis, selecionando o material para análise, buscando trazer reflexões e possíveis soluções ao problema em questão. Neste sentido, concluiu-se que a formação continuada recebida através da UFSM, via PNAIC e pela SMED, via PRONLA, garantiu os subsídios teóricos metodológicos para que a prática docente enquanto alfabetizadora fosse construtivista e contribuísse para o processo de alfabetização.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee1Souza, Regina Aparecida Marques de
dc.contributor.referee2Schumacher, Jane
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896989517270131por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International