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dc.creatorSalles, Ana Celina Quevedo
dc.date.accessioned2024-04-19T12:47:07Z
dc.date.available2024-04-19T12:47:07Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31798
dc.description.abstractTechnologies have revolutionized society and its way of life, there are countless examples of the influence of technology on society's daily routine. Currently, Digital Social Media are the preferred communication platforms, due to their ease of access and expression on any topic. In public organizations, its use aims to disseminate information and also social participation in relation to public actions. The objective of this research is to investigate the use of digital social media by Public Administration in the municipality of Santa Maria, in the State of Rio Grande do Sul. The study of this case has a descriptive purpose and uses content analysis to characterize the monitoring of Digital Social Media used (Facebook and Instagram) through semi-structured interviews with those responsible for the communication sectors, as well as observation of the sector's routine and analysis of publications on Digital Social Media. The interpretation of the material collected in the interviews was carried out through lexicographic analysis with the support of the IRaMuTeQ software. Based on a theoretical monitoring cycle, we analyzed the processes of publishing, monitoring and moderating Digital Social Media within the scope of Santa Maria City Hall. We found that a formalized management process is in place, but there is no formal monitoring. Furthermore, it was possible to systematize a structure to assist the process of providing and monitoring content in Digital Social Media in municipal management, which was compiled in the form of a guide. In this sense, we found that efficient monitoring of social media efficiently contributes to the growth of social networks at the municipal level, but the effects could be amplified with monitoring of social media carried out institutionally. This would allow for deeper reflection on the entire municipal management, based on data collected from Social Networks, as well as mediating institutional relationships in a way aimed at the target audience of the actions developed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMídias sociais digitaispor
dc.subjectMonitoramentopor
dc.subjectGoverno municipalpor
dc.subjectGoverno digitalpor
dc.subjectDigital social mediaeng
dc.subjectMonitoringeng
dc.subjectMunicipal governmenteng
dc.subjectDigital governmenteng
dc.titleMídias sociais digitais na administração pública municipal: uma análise do monitoramento na administração pública municipalpor
dc.title.alternativeDigital social media in municipal public administration: an analysis of monitoring in municipal public administrationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs tecnologias revolucionaram a sociedade e seu modo de vida, os exemplos da influência da tecnologia na rotina diária da sociedade são inúmeros. Atualmente, as Mídias Sociais Digitais são as plataformas preferidas de comunicação, pela facilidade de acesso e de manifestação sobre qualquer temática. Nas organizações públicas, o seu uso visa a difusão de informações e, também, a participação social em relação às ações públicas. O objetivo desta pesquisa é investigar o uso de mídias sociais digitais pela Administração Pública no município de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul. O estudo desse caso tem propósito descritivo e utiliza a análise de conteúdo para caracterizar o monitoramento das Mídias Sociais Digitais utilizadas (Facebook e Instagram) mediante entrevista semi-estruturada com os responsáveis pelos setores de comunicação, bem como a observação da rotina do setor e a análise de publicações nas Mídias Sociais Digitais. A interpretação do material coletado nas entrevistas foi realizada por meio de análise lexicográfica com o suporte do software IRaMuTeQ. A partir de um ciclo de monitoramento teórico, analisamos os processos de publicação, acompanhamento e moderação das Mídias Sociais Digitais no âmbito da Prefeitura de Santa Maria. Constatamos que está implantado um processo formalizado de gestão, porém não há um monitoramento formal. Além disso, foi possível sistematizar uma estrutura para auxiliar o processo de disponibilização e monitoramento de conteúdos em Mídias Sociais Digitais na gestão municipal, que foi compilado na forma de um guia. Nesse sentido, constatamos que o acompanhamento eficiente das mídias sociais, de forma eficiente, contribui para o crescimento das redes sociais em nível municipal, mas os efeitos poderiam ser ampliados com o monitoramento das mídias sociais efetivado institucionalmente. O que permitiria aprofundar a reflexão sobre toda uma gestão municipal, a partir de dados coletados de Redes Sociais, assim como mediar as relações institucionais de forma direcionado ao público-alvo das ações desenvolvidas.por
dc.contributor.advisor1Battesini, Marcelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864166030951605por
dc.contributor.referee1Klein, Leander Luiz
dc.contributor.referee2Ghisleni, Taís Steffenello
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153936813593217por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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