Mapeamento de competências digitais: proposição de método para um órgão público
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Data
2024-04-25Primeiro membro da banca
Sarturi, Greici
Segundo membro da banca
Dufloth, Simone Cristina
Metadata
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As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estabeleceram um novo
paradigma para as relações humanas, impondo outros matizes de competências nos
diferentes espaços de interação social, sobretudo no âmbito organizacional. A
interação dos seres humanos com as tecnologias alcançou um nível tão intrincado
que o processo de transformação digital da sociedade é inexorável e não acomete
apenas os aparatos tecnológicos físicos e abstratos propriamente ditos, mas também
engendrou novos espaços públicos e “privados” que exigem as chamadas
competências digitais para um adequado desempenho dos diferentes sujeitos,
sobretudo no ambiente organizacional. Diante da emergência desse tema que parece
não possuir fim, que sugere fortes impactos sobre a vida humana em todas as suas
dimensões, como forma de equilibrar os interesses dissonantes da força de trabalho
e dos empregadores, reside o seguinte problema de pesquisa: como avaliar o nível
de competências digitais de uma determinada força de trabalho? Adotando-se uma
natureza essencialmente qualitativa subsidiada por pesquisas dos tipos documental,
bibliográfica, estudo de caso e pesquisa-ação, este estudo exploratório, tendo como
esteio o aprofundamento nos temas “Competências”, “Competências Digitais”,
“Método Gioia” e “DigComp”, envidou esforços em propor um método para mapear as
competências digitais da força de trabalho. Fundamentado no Método Gioia, a
concatenação dos elementos de 1ª ordem, oriundos de uma espécie de pesquisa de
campo, e de 2ª ordem, decorrentes de abstrações teórico-práticas, possibilitou, na
forma dos elementos de 3ª ordem, o alcance dos objetivos desta pesquisa, cuja teoria
foi aplicada ao caso da força de trabalho que integra o nível operacional da atividadefim
dos cartórios eleitorais de Minas Gerais. Diante da falta de consenso acadêmicocientífico
sobre esse tema e da multiplicidade de instrumentos e diretrizes para se
avaliar competências digitais, o método proposto pretende agregar as peculiaridades
dos diferentes tipos de organização na mesma medida em que se conecta com a
subjetividade dos respondentes, o que não sugere o esgotamento do assunto, ao
contrário: lança luz sobre a dimensão humana das organizações na irremediável e
mutável conjuntura da transformação digital.
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