dc.contributor.advisor | Knoll, Graziela Frainer | |
dc.creator | Santos, Felipe Correa dos | |
dc.date.accessioned | 2024-06-06T14:19:18Z | |
dc.date.available | 2024-06-06T14:19:18Z | |
dc.date.issued | 2024-05-07 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31986 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | The primary objective of this study was to understand the role played by school management
in the implementation of interdisciplinary project work in Youth and Adult Education. The
specific objectives were: to understand the management strategies adopted to promote the
interdisciplinary approach; and to identify the challenges faced by school management in this
process and propose possible solutions. The study adopted a systematic literature review on
topics related to Youth and Adult Education. It was found that management strategies in
Youth and Adult Education include teacher collaboration and student participation in the
integration of content through interdisciplinary projects. In this context, the school
management team plays a crucial role in promoting continuous professional development
programs for teachers and facilitating collaborative spaces among them. By providing
appropriate support and guidance, the school management team significantly contributes to
teacher development and the quality of education in Youth and Adult Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Projetos interdisciplinares | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Práticas educacionais | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Youth and adult education | eng |
dc.subject | Interdisciplinary projects | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Educational practices | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Gestão escolar e o trabalho com projetos interdisciplinares na educação de jovens e adultos | por |
dc.title.alternative | School management and interdisciplinary project work in youth and adult education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo geral compreender o papel desempenhado pela gestão escolar
na implementação do trabalho com projetos interdisciplinares na Educação de Jovens e
Adultos (EJA). Como objetivos específicos teve-se: compreender as estratégias de gestão
adotadas para favorecer a abordagem interdisciplinar; e identificar os desafios enfrentados
pela gestão escolar nesse processo e propor possíveis soluções. O estudo adotou uma revisão
bibliográfica sistemática sobre temas relacionados à Educação de Jovens e Adultos.
Constatou-se que as estratégias de gestão na EJA incluem a colaboração entre professores e a
participação dos alunos na integração de conteúdos ao realizar projetos interdisciplinares.
Nesse contexto, a equipe de gestão escolar desempenha um papel importante ao promover
programas de formação continuada para os professores e ao facilitar espaços de colaboração
entre eles. Ao oferecer suporte e orientação adequados, a equipe de gestão escolar contribui
significativamente para o desenvolvimento dos professores e a qualidade do ensino na EJA. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |