Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKnoll, Graziela Frainer
dc.creatorSantos, Felipe Correa dos
dc.date.accessioned2024-06-06T14:19:18Z
dc.date.available2024-06-06T14:19:18Z
dc.date.issued2024-05-07
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31986
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2024.por
dc.description.abstractThe primary objective of this study was to understand the role played by school management in the implementation of interdisciplinary project work in Youth and Adult Education. The specific objectives were: to understand the management strategies adopted to promote the interdisciplinary approach; and to identify the challenges faced by school management in this process and propose possible solutions. The study adopted a systematic literature review on topics related to Youth and Adult Education. It was found that management strategies in Youth and Adult Education include teacher collaboration and student participation in the integration of content through interdisciplinary projects. In this context, the school management team plays a crucial role in promoting continuous professional development programs for teachers and facilitating collaborative spaces among them. By providing appropriate support and guidance, the school management team significantly contributes to teacher development and the quality of education in Youth and Adult Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectProjetos interdisciplinarespor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPráticas educacionaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectInterdisciplinary projectseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleGestão escolar e o trabalho com projetos interdisciplinares na educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeSchool management and interdisciplinary project work in youth and adult educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral compreender o papel desempenhado pela gestão escolar na implementação do trabalho com projetos interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como objetivos específicos teve-se: compreender as estratégias de gestão adotadas para favorecer a abordagem interdisciplinar; e identificar os desafios enfrentados pela gestão escolar nesse processo e propor possíveis soluções. O estudo adotou uma revisão bibliográfica sistemática sobre temas relacionados à Educação de Jovens e Adultos. Constatou-se que as estratégias de gestão na EJA incluem a colaboração entre professores e a participação dos alunos na integração de conteúdos ao realizar projetos interdisciplinares. Nesse contexto, a equipe de gestão escolar desempenha um papel importante ao promover programas de formação continuada para os professores e ao facilitar espaços de colaboração entre eles. Ao oferecer suporte e orientação adequados, a equipe de gestão escolar contribui significativamente para o desenvolvimento dos professores e a qualidade do ensino na EJA.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto