dc.creator | Barros, Roni Storti de | |
dc.date.accessioned | 2024-06-07T15:36:46Z | |
dc.date.available | 2024-06-07T15:36:46Z | |
dc.date.issued | 2024-02-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31997 | |
dc.description.abstract | The present study presents an investigation into the topic of Academic Inbreeding.
Supported by Berelson's study (1961) on this concept (recruitment of academics by
the same institution in which the doctorate was carried out), the hiring as teachers of
candidates who have already had some academic training at the institution where
they work. The main objective of the investigation was to design, develop and
evaluate system dynamics model(s) capable of supporting the decision-making
process regarding the hiring of teachers with different levels of Inbreeding. The levels
used were based on the study by Horta (2013). However, instead of studying only the
candidate's last degree, their links since graduation, followed by master's and
doctorate were analyzed. In this way, the classifications “No inbreeding” were used
(for those who had no previous academic ties with the institution investigated) and
inbreeding levels A to C (according to the number of ties with the institution they work
for). As a method, Systems Dynamics was used, which allowed evaluating the
performance of the teachers in the sample through time, development, simulation
and evaluation of models; as well as mapping cooperation networks in the academic
production of teachers. As a result, it was found that the scenario of teachers
“Without inbreeding” (teachers with no previous academic ties at the educational
institution evaluated) presented better performance, while teachers classified as
“inbreeding B” (teachers with two previous academic ties at the institution) had the
worst performance - corroborating studies on the subject. With the support of network
mapping, it was possible to visually understand this reality, since “No inbreeding”
professors have a greater number of branches in their networks, as well as greater
relationships with other institutions (including institutions abroad). Comparing
teachers from private and public institutions, it is clear that teachers from private
institutions achieved better results when measuring scientific efficiency and
productivity, such as publications in journals. Finally, it was found that inbreeding is
more common in the development/creation phases of departments or educational institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inbreeding acadêmico | por |
dc.subject | Carreira acadêmica | por |
dc.subject | Dinâmica de sistemas | por |
dc.subject | Consanguinidade acadêmica | por |
dc.subject | Academic inbreeding | eng |
dc.subject | Academic career | eng |
dc.subject | Systems dynamics | eng |
dc.subject | Academic consanguinity | eng |
dc.title | Modelagem computacional para análise do inbreeding academico | por |
dc.title.alternative | Computational modeling for the analysis of academic inbreeding | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta uma investigação sobre a temática Inbreeding
Acadêmico. Amparado no estudo de Berelson (1961) sobre este conceito
(recrutamento de acadêmicos pela mesma instituição na qual foi realizado o
doutorado), foi aprofundada a contratação como docente, de candidatos que já
tiveram alguma formação acadêmica na instituição em que trabalham. O objetivo
principal da investigação foi conceber, elaborar e avaliar modelo(s) de dinâmica de
sistemas capaz(es) de apoiar o processo decisório quanto à contratação de
docentes com diferentes níveis de Inbreeding. Os níveis utilizados tomaram por base
o estudo de Horta (2013). Porém, ao invés de estudar apenas a última formação do
candidato, foram analisados seus vínculos desde a graduação, seguido de mestrado
e doutorado. Desta forma, utilizou-se as classificações “Sem inbreeding” (para
aqueles que não tiveram vinculo acadêmico anterior com a instituição investigada) e
níveis de inbreeding A até C (de acordo com o número de vínculos com a instituição
ao qual trabalham). Como método, utilizou-se a Dinâmica de Sistemas, o que
permitiu avaliar o desempenho dos docentes da amostra através do tempo,
desenvolvimento, simulação e avaliação de modelos; assim como o mapeamento de
redes de cooperação na produção acadêmica dos docentes. Como resultados,
contatou-se que o cenário de docentes “Sem inbreeding” (docentes sem vínculos
acadêmicos anteriores na instituição de ensino avaliada) apresentou melhor
desempenho, enquanto que docentes classificados como “inbreeding B” (docentes
com dois vínculos acadêmicos anteriores na instituição) tiveram o pior desempenho -
corroborando com estudos sobre o tema. Com o apoio do mapeamento das redes foi
possível entender visualmente essa realidade, visto que docentes “Sem inbreeding”
possuem maior número de ramificação de suas redes, assim como maior
relacionamento com outras instituições (incluindo instituições no exterior).
Comparando docentes de instituições privadas e públicas, percebe-se que docentes
de instituições privadas alcançaram melhores resultados quando mensuradas a
eficiência científica e a produtividade, como publicações em periódicos. Por fim,
constatou-se que o inbreeding é mais comum em fases de desenvolvimento/criação
de departamentos ou de instituições educacionais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Simonetto, Eugênio de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1853313255345200 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Breno Augusto Diniz | |
dc.contributor.referee2 | Arenhardt, Daniel Luís | |
dc.contributor.referee3 | Castro, Hélio Cristiano Gomes Alves de | |
dc.contributor.referee4 | Modro, Nilson Ribeiro | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7439767866289846 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |