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dc.creatorMedeiros, Julian Andrey Muniz de
dc.date.accessioned2024-06-10T12:50:14Z
dc.date.available2024-06-10T12:50:14Z
dc.date.issued2024-04-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32002
dc.description.abstractThis work puts into play the memories and identities of football times in cinema, with the characteristic of the culture of memory as the background flag. From 1980 onwards, memories will gain more and more fields (WINTER, 2006) as elements of the past will be increasingly present in Western society, what Huyssen (2000) called the culture of memory. On the football and cinema pitches it is possible to observe the public looking at the production company G7 Cinema. The company sold 10 documentaries about past football experiences. Given the opening whistle, we seek to answer the following research problem: how do the uses of fans' testimonies contribute to the construction of memories and identities of football times in G7 Cinema's documentaries? In the work, we train the concepts of memory based on Jan Assmann (2016), Aleida Assmann (2011) and Joël Candau (2021) playing with the concept of identity under the eyes of Stuart Hall (2006, 2009) and Manuel Castells (1999). We also discuss documentary as a memory medium based on Aleida Assmann (2011) and Cássio Tomaim (2016). As a methodological procedure, we carried out the following research movements: exploratory, bibliographic, documentary and film analysis. When playing the game we can point out as a result, that in the films Fiel – O Filme (2009), Soberano - Seis Vezes São Paulo (2010) and Supremacia Vermelha – 100 anos de Grenal (2010) the uses of fans' testimonies, in the dimensions of art direction, photography direction and editing accentuate symbolic elements of club membership. As fan recordings become communicative memories, supported and preserved in memory media, as in the documentaries analyzed here, scripted with the aim of connecting feelings and vivid experiences around historical moments of football clubs, we can state that These audiovisual productions seek in the affective memories of fans elements that intertwine individual memories and collective memories in the sense of transmitting a culture of football clubs around a commemorative past.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTestemunhopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectTestimonyeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectSoccereng
dc.subjectDocumentaryeng
dc.titleO lance é recordar: os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinemapor
dc.title.alternativeThe thing is to remember: the use of fans' testimonials in the construction of memories and identities of football teams in G7 Cinema documentarieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos (WINTER, 2006) na medida em que os elementos do passado vão estar cada vez mais presentes na sociedade ocidental, o que Huyssen (2000) chamou de cultura da memória. Nos gramados do futebol e do cinema é possível observar o fenômeno olhando para a produtora G7 Cinema. A empresa comercializou 10 documentários sobre experiências passadas de times de futebol. Dado o apito inicial, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: como os usos dos testemunhos de torcedores colaboram na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema? No trabalho, treinamos os conceitos de memória com base em Jan Assmann (2016), Aleida Assmann (2011) e Joël Candau (2021) batendo uma bola com o conceito de identidade sob o olhar de Stuart Hall (2006, 2009) e Manuel Castells (1999). Também discutimos o documentário enquanto mídia de memória com base em Aleida Assmann (2011) e Cássio Tomaim (2016). Como procedimento metodológico, realizamos as seguintes movimentações de pesquisa: exploratória, bibliográfica, documental e de análise fílmica. Ao jogar o jogo podemos apontar como resultado, que nos filmes Fiel – O Filme (2009), Soberano - Seis Vezes São Paulo (2010) e Supremacia Vermelha – 100 anos de Grenal (2010) os usos dos testemunhos de torcedores, nas dimensões da direção de arte, direção de fotografia e montagem acentuam elementos simbólicos de pertencimento dos clubes. Ao passo que as recordações dos torcedores se transformam em memórias comunicativas, suportadas e preservadas em mídias de memórias, como nos documentários aqui analisados, roteirizadas no intuito de conectarem sentimentos e experiências vividas em torno de momentos históricos dos clubes de futebol, podemos afirmar que essas produções audiovisuais buscam nas memórias afetivas dos torcedores elementos que entrelaçam memórias individuais e memórias coletivas no sentido de transmissão de uma memória cultural dos clubes de futebol em torno de um passado comemorativo.por
dc.contributor.advisor1Tomaim, Cássio dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376343720313755por
dc.contributor.referee1Silva, Denise Tavares da
dc.contributor.referee2Guindani, Joel Felipe
dc.contributor.referee3Santos, João Manuel Casquinha Malaia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6563335662759581por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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