dc.creator | Medeiros, Julian Andrey Muniz de | |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T12:50:14Z | |
dc.date.available | 2024-06-10T12:50:14Z | |
dc.date.issued | 2024-04-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32002 | |
dc.description.abstract | This work puts into play the memories and identities of football times in cinema, with
the characteristic of the culture of memory as the background flag. From 1980
onwards, memories will gain more and more fields (WINTER, 2006) as elements of
the past will be increasingly present in Western society, what Huyssen (2000) called
the culture of memory. On the football and cinema pitches it is possible to observe
the public looking at the production company G7 Cinema. The company sold 10
documentaries about past football experiences. Given the opening whistle, we seek
to answer the following research problem: how do the uses of fans' testimonies
contribute to the construction of memories and identities of football times in G7
Cinema's documentaries? In the work, we train the concepts of memory based on
Jan Assmann (2016), Aleida Assmann (2011) and Joël Candau (2021) playing with
the concept of identity under the eyes of Stuart Hall (2006, 2009) and Manuel
Castells (1999). We also discuss documentary as a memory medium based on
Aleida Assmann (2011) and Cássio Tomaim (2016). As a methodological procedure,
we carried out the following research movements: exploratory, bibliographic,
documentary and film analysis. When playing the game we can point out as a result,
that in the films Fiel – O Filme (2009), Soberano - Seis Vezes São Paulo (2010) and
Supremacia Vermelha – 100 anos de Grenal (2010) the uses of fans' testimonies, in
the dimensions of art direction, photography direction and editing accentuate
symbolic elements of club membership. As fan recordings become communicative
memories, supported and preserved in memory media, as in the documentaries
analyzed here, scripted with the aim of connecting feelings and vivid experiences
around historical moments of football clubs, we can state that These audiovisual
productions seek in the affective memories of fans elements that intertwine individual
memories and collective memories in the sense of transmitting a culture of football
clubs around a commemorative past. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Testemunho | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Futebol | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Testimony | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Soccer | eng |
dc.subject | Documentary | eng |
dc.title | O lance é recordar: os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema | por |
dc.title.alternative | The thing is to remember: the use of fans' testimonials in the construction of memories and identities of football teams in G7 Cinema documentaries | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol
no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A
partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos (WINTER, 2006) na
medida em que os elementos do passado vão estar cada vez mais presentes na
sociedade ocidental, o que Huyssen (2000) chamou de cultura da memória. Nos
gramados do futebol e do cinema é possível observar o fenômeno olhando para a
produtora G7 Cinema. A empresa comercializou 10 documentários sobre
experiências passadas de times de futebol. Dado o apito inicial, buscamos
responder o seguinte problema de pesquisa: como os usos dos testemunhos de
torcedores colaboram na construção das memórias e identidades de times de futebol
nos documentários da G7 Cinema? No trabalho, treinamos os conceitos de memória
com base em Jan Assmann (2016), Aleida Assmann (2011) e Joël Candau (2021)
batendo uma bola com o conceito de identidade sob o olhar de Stuart Hall (2006,
2009) e Manuel Castells (1999). Também discutimos o documentário enquanto mídia
de memória com base em Aleida Assmann (2011) e Cássio Tomaim (2016). Como
procedimento metodológico, realizamos as seguintes movimentações de pesquisa:
exploratória, bibliográfica, documental e de análise fílmica. Ao jogar o jogo podemos
apontar como resultado, que nos filmes Fiel – O Filme (2009), Soberano - Seis
Vezes São Paulo (2010) e Supremacia Vermelha – 100 anos de Grenal (2010) os
usos dos testemunhos de torcedores, nas dimensões da direção de arte, direção de
fotografia e montagem acentuam elementos simbólicos de pertencimento dos
clubes. Ao passo que as recordações dos torcedores se transformam em memórias
comunicativas, suportadas e preservadas em mídias de memórias, como nos
documentários aqui analisados, roteirizadas no intuito de conectarem sentimentos e
experiências vividas em torno de momentos históricos dos clubes de futebol,
podemos afirmar que essas produções audiovisuais buscam nas memórias afetivas
dos torcedores elementos que entrelaçam memórias individuais e memórias
coletivas no sentido de transmissão de uma memória cultural dos clubes de futebol
em torno de um passado comemorativo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tomaim, Cássio dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3376343720313755 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Denise Tavares da | |
dc.contributor.referee2 | Guindani, Joel Felipe | |
dc.contributor.referee3 | Santos, João Manuel Casquinha Malaia | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6563335662759581 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |